Geografia, perguntado por Usukiall, 8 meses atrás

A nação brasileira (povo e seus costumes) tem suas características também regionais, como o caipira do
Vale do Paraíba. Posto isso, faça um texto falando do caipira – suas características, hábitos, costumes,
linguajar, entre outros aspectos. Fique claro, não de acordo com qualquer tipo de julgamento moral ou
etnocêntrico, mas sim de acordo com aquilo que historicamente se construiu como a ideia de caipira.


Usukiall: respondam pfv ;-;

Soluções para a tarefa

Respondido por davidlcmedeiros
1

Resposta:

Caipira seria uma corruptela de "caapora", palavra de origem tupi que significa "morador do mato". Outras definições, mais recentes, consideram caipira, matuto ou capiau, o cidadão residente no interior do Estado de São Paulo, o homem ligado ao campo que possui uma identidade e cultura própria - o que de fato era verdade, até meados do século 20, quando os meios de transporte e comunicação de massa interferiram nos costumes locais e regionais, padronizando-os a partir de modelos urbanos. Nos centros urbanos, justamente, o termo caipira é com frequência acompanhado por um sentido pejorativo ligado à timidez, à falta de refinamento ou de informação.

Mas isso é puro preconceito, o que é uma outra história... De fato, trata-se do desprezo com que parte de nossa moderna civilização industrializada se refere ao passado rural do Brasil. A cultura caipira do passado - um passado recente em termos históricos - representa a adaptação do colonizador europeu ao Brasil e seu modo de ser, pensar e agir no território brasileiro. O modo de vida caipira inclui o fogão a lenha, o café feito no coador de pano, o leite quente ordenhado da vaca, biscoitos de polvilho, rosquinhas, pães de queijo, broas, bolos de fubá, doces em calda, etc. Sem falar nas geleias, licores de frutas típicas (pequi e jenipapo) e, é claro, na famosa cachaça - que se transformou numa espécie de bebida típica do Brasil.

O caipira formou sua cultura com uma mistura indígena e europeia. Herdou a religiosidade dos portugueses, a familiaridade com o mato, a arte das ervas e o ritmo do bate-pé com os índios. Mas sempre se podem encontrar alguns elementos africanos nos mitos e nos ritos do homem do interior.

Perguntas interessantes