a) Na sua opinião, a presença da frase “Deus seja louvado” nas notas de Real fere a laicidade de
Estado? Por quê? me ajuda
Soluções para a tarefa
Resposta:
Eu não diria que fere a laicidade do Estado, pois cada indivíduo tem a liberdade de decidir qual religião prefere seguir. Porém, a aparição dessa frase nas notas produzidas pelo Banco do Brasil se opõe ao que é dito na lei. Esse é um assunto não muito comentado, mas é sim importante, e há uma razão por trás disso.
Na década de 80, o então presidente José Sarney, que era católico, solicitou a inclusão dessa frase nas notas, tomando como base a frase impressa nas notas dos EUA, onde havia a frase ''In God we trust'' (em Deus nós acreditamos). Dentre a população total de 120 milhões, 89% dos brasileiros eram católicos. Por isso, a grande maioria não se importou.
Em 2010, o Ministério Público Federal resolveu solicitar que o Banco Central retirasse a expressão “Deus seja louvado” das cédulas de real como forma de contemplar todas as religiões presentes em nosso país. A iniciativa foi do procurador Jefferson Aparecido Dias, que é católico.
Porém, em 2012, a Justiça Federal negou o pedido do Ministério Público e decidiu que a expressão vai continuar aparecendo em nossa moeda. A juíza Diana Brunstein alegou que a presença do nome de Deus nas cédulas de real não interfere no Estado laico, já que sua simples citação na moeda não induz nenhum indivíduo a adotar qualquer tipo de religião com base no dinheiro.
Resposta:
Explicação:mandou bem meu amigo :þ