a) Na respiração celular onde ocorre o
processo da glicólise, do ciclo de Krebs e da
cadeia respiratória?
b)explique o processo da glicólise.
c)explique o processo da cadeia
respiratória.
d) Quantas moléculas de NADH, FADH2, ATP
e CO2 são produzidas no processo todo de
respiração celular?
e) O que é o ATP e como ele é produzido.
f) Diferencie as fases clara e escura da
fotossíntese.
g) Explique a fermentação lática
alcoólica.
e
Soluções para a tarefa
Resposta:
a) Citossol
b) a glicose é hidrolisada no citossol da célula, gerando dois ácidos pirúvicos e 2 ATPs de saldo.
c) a cadeia respiratória, ocorrida na membrana interna mitocondrial, transporta elétrons a partir dos aceptores intermediários(NAD e FAD) obtidos na glicólise e no ciclo krebs. Esse aceptores levam esses elétrons para as proteínas transportadoras. A partir daí, o fluxo de energia é capaz de converter ATP em ADP e os elétrons resultantes são capturados por um aceptor final= moléculas de oxigênio, gerando água.
d) 10 NADH, 2 FADH2, 38 ATPs e 6CO2
e) ATP = adenosina trifosfato. É um nucleotídeo responsável pelo armazenamento de energia em suas ligações químicas. Produzido pela síntese de um, dois ou três grupos fosfatos a uma ribose que está ligada a uma pentose adenina.
f)Na fase clara ocorre a fotólise da água e a liberação de CO2 ao ambiente.
Já na fase escura, conhecida como fase química, há a transformação do CO2 sequestrado em moléculas de glicose através da reação geral
6 CO2(g) + 6 H20(l) + energia => C6H12O6(aq) + 6 O2(g)
g) A fermentação lática se refere a transformação de ácido pirúvico(gerado na glicólise) em ácido lático. A reação ocorre em condições anaeróbicas no tecido muscular de mamíferos.
A fermentação lática, por sua vez, acontece transformando o mesmo ácido pirúvico em etanol e CO2. É executada por alguns fungos na fabricação de bebidas alcoólicas e pão, por exemplo.
Por fim, a fermentação acética é uma reação química que consiste na oxidação parcial do álcool etílico, com produção de ácido acético(ácido do vinagre). Feita pela ação da acetobacter.