a) Na crônica, o autor reflete sobre o uso de sufixos diminutivos e aumentativos empregados em um universo específico. Que universo é esse? (a respeito de que área da atividade humana ele está referindo?)
b) Identifique a hipótese elaborada pelo autor do texto para justificar a existência de um maior número de craques cujos nomes terminam em “-inho”.
c) Ao afirmar: “Mas não é bem assim”, o autor do texto relativiza a hipótese anteriormente formulada e tece considerações sobre a “cultura luso-afro-brasileira” (luso=português). O que expressariam os nomes próprios terminados em “-inho” e “-ão” nessa cultura?
d) Ainda segundo o autor do texto, parte da tragédia social brasileira se revela no fato de chamarmos bandidos de “Fernandinho Beira-Mar” e “Marcinho VP”. O que ele quis dizer com isso?
e) José Geraldo Couto usa, como título de sua crônica, o mesmo título da obra que Monteiro Lobato publicou em 1942. Na história de Lobato, a boneca Emília resolve acabar com a segunda Guerra Mundial desligando a chave do conflito. Para isso vai à casa das chaves e, como eram muitas, Emília puxa a chave errada e todos os seres encolhem. Reflita um pouco e responda: por que José Geraldo escolheu esse título para sua crônica?
Soluções para a tarefa
Respondido por
23
Resposta: A)Substantivo que faz o aumentativo com o sufixo -ina;
B) Faz o aumentativo com o sufixo -alha
C) Faz o diminutivo com o sufixo -ola;
D) Faz o diminutivo com o sufixo -icho/a
Explicação:
isabellysouz82:
sabe a E?
Perguntas interessantes
Geografia,
7 meses atrás
História,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás