A música se insere num contexto único, pois faz parte da cultura de um povo, ultrapassa os limites do concreto, e se funda como legitimação de uma maneira de expressão que ganha caráter de tradição e se contextualiza em sua época, registra subjetivamente a organização social e cultural de um determinado povo, de um determinado grupo. A Música Popular Brasileira, nas suas mais diversas representações, proporciona para as atuais e futuras gerações o acesso à expressão, ao rosto, a feição de quem fez e faz a fusão cultural brasileira, uma das mais expressivas expressões musicais do planeta e, sem dúvida, o carro-chefe de nossa cultura, a mais abrangente e popular forma de expressão do povo brasileiro, patrimônio imaterial de nossa formação cultural. Mais que em qualquer outra expressão cultural, é na música que podemos vivenciar a presença das diversas vertentes étnicas que forma nosso Brasil. Em especial, lembrando Darcy Ribeiro, é prudente lembrar que em cada um dos diversos ritmos podemos fazer uma pesquisa de origem dos sons, das pessoas que se agregam em torno de determinados gêneros. O impressionante é que, sabidamente, a língua portuguesa não tem uma estrutura e nem sonoridade acessível aos alheios e estranhos a ela, mas em oposição extrema está a capacidade de a música brasileira adentrar aos mais diversos nichos culturais, em quaisquer continentes, num testemunho de que a melodia, o ritmo, em comunhão com as palavras da nossa língua, exercem um poder soberano de sedução aos ouvidos, numa quase inexplicável harmonia que nos dá a graça de ter tanto grandes mestres clássicos, como Heitor Villa Lobos ou Carlos Gomes tanto quanto o samba em sua maiorexpressão: o carnaval.Mesmo dentro destes gêneros aparentemente inconciliáveis, é possível perceber a preocupação do mestre Villa Lobos em recolher as mais simples expressões populares, sons que remetem às origens culturais, às produções de saberes locais, valorizando tradições caipiras, regionais, ao mesmo tempo em que busca romper com padrões limitadores da criação. Assim também nos surpreende a criação dos grandes mestres do samba: Angenor de Oliveira, o ícone Cartola, Nelson Cavaquinho, Paulinho da Viola, poetas conhecedores da nossa língua – instintivamente alguns, outros estudiosos cuidadosos da estrutura lingüística que rege a nossa língua pátria, como Caetano Veloso e Chico Buarque de Holanda. A nossa constituição federal, em seu artigo 216 define muito bem o significado deste patrimônio nacional: “Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”(…)” Assim, torna-se possível não apenas deleitar-se com a expressão maior de nossa cultura, mas gerar cultura através dela, identificando-a como um patrimônio a ser preservado. 1 — Após ler o texto com atenção, elabore uma redação com o tema “Música: patrimônio do Brasil.” A redação precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão. Mínimo 20 linhas e máximo 30 linhas.
Soluções para a tarefa
MÚSICA: PATRIMÔNIO DO BRASIL
Em 1808, a Coroa Portuguesa se estabeleceu no Rio de Janeiro e essa cidade recebeu a biblioteca musical da família Bragança, com o intuito de difundir a música no cotidiano dos brasileiros. No contexto atual, nota-se que, apesar de tal acontecimento, a música não tem sido valorizada como patrimônio do Brasil. Assim, é lícito afirmar que a negligência governamental e a democratização do acesso às práticas musicais contribuem para a perpetuação desse cenário negativo.
Nessa perspectiva, é fulcral pontuar a falha governamental no que diz respeito ao emprego de capital em práticas musicais. De acordo com o filósofo inglês Thomas Hobbes, a função do Estado é garantir o bem-estar social. Contudo, essa realidade não ocorre no Brasil, haja vista os investimentos mínimos por parte do governo destinados à programas para a musicalização da população, como aulas de canto e percussão. Dessa forma, pela omissão do governo, a sociedade avança sem desenvolver o gosto por este importante patrimônio brasileiro.
Ademais, a desigualdade do acesso à música é outro fator que agrava a problemática. A Constituição Federal assegura a todos os cidadãos o acesso igualitário aos meios de propagação do conhecimento, da cultura e do lazer. Percebe-se, porém, que apenas uma parcela da população privilegiada tem contato com as práticas musicais ligadas à esses conceitos, como aulas de música particulares e shows. Observa-se, portanto, uma democratização do acesso à música como patrimônio brasileiro, visto que a camada social mais pobre é excluída devido aos altos valores tributários cobrados.
Sob esse viés, medidas são necessárias para mitigar tal problema. Logo, cabe ao Governo Federal, em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), responsável pela preservação e divulgação do patrimônio material e imaterial do país, promover um projeto de musicalização da população brasileira, por meio de aulas de canto e instrumentos musicais gratuitas, a fim de que toda a sociedade tenha acesso à música como patrimônio do Brasil. Dessa maneira, espera-se que o sentimento de esperança, instaurado em 1808, com a chegada da biblioteca musical, volte a reinar em território nacional.
Espero ter ajudado! :)