A música, assim como a arte no Brasil, é marcada, em um primeiro momento, por grande influência da colonização portuguesa, posteriormente, pelos povos que aqui viveram, diversas tribos africanas, imigrantes europeus, imigrantes americanos, e os povos nativos que sempre estiveram em território nacional. Essa mistura é flagrante em toda manifestação musical e cultural.
Sobre isso, assinale (V) para as assertivas verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) A música no período colonial refletiu forte influência indígena, por isso, instrumentos próprios dos nativos eram usados abundantemente.
( ) A música no período colonial refletiu a colonização portuguesa e as manifestações que foram trazidas e desenvolvidas por eles em solo brasileiro.
( ) A música no Brasil independente já refletia, mesmo timidamente, a influência dos povos indígenas e da herança afrodescendente.
( ) A música brasileira no século XX apresenta um explosão de diversidade que repercute no mundo inteiro, um bom exemplo disso é a Bossa Nova.
A sequência correta é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 2: f v v v
Explicação:
Sobre a música como manifestação cultural no Brasil, a correta classificação das assertivas é expressa na alternativa 2: F V V V.
Falso - No período colonial brasileiro a música indígena e todas as suas manifestações culturais eram fortemente reprimidas e censuradas, pois os colonizadores se entendiam como superiores, e arte indígena era vista como demonizada.
Verdadeiro - Os portugueses impunham sua arte, então a música estava englobada nesses aspectos.
Verdadeiro - Mesmo com todas as repressões, os povos marginalizados encontravam meios de manter viva sua arte, por isso seus aspectos culturais sobreviveram para a posteridade.
Verdadeiro - Foi uma tendência que a brasilidade fosse incorporada pela cultura brasileira, e cada vez mais se fosse exaltado o país em produções culturais, e o samba e o funk são dois bons exemplos também.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/35870293
Bons estudos!