Pedagogia, perguntado por Lelocoio, 4 meses atrás

A mulher trabalha cada vez mais que o homem. Não se trata de opinião ou sentimento, é dado estatisticamente comprovado pelo IBGE. Em uma década, a diferença aumentou em mais uma hora. Em 2004, as mulheres trabalhavam quatro horas a mais que os homens por semana, quando se soma a ocupação remunerada e o que é feito dentro de casa. Em 2014, a dupla jornada feminina passou a ter cinco horas a mais, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), que reúne informações de mais de 150 mil lares.
Nestes dez anos, os homens viram sua jornada fora de casa cair de 44 horas semanais para 41 horas e 36 minutos, num resultado influenciado tanto pela formalização do mercado de trabalho quanto pelo aumento do número de homens inativos nos últimos anos, explica André Simões, do IBGE. A estagnação econômica de 2014 também ajuda a explicar a situação, com o aumento do desemprego. O tempo extra, no entanto, não se converteu em maior dedicação a afazeres domésticos. A jornada deles dentro de casa permaneceu a mesma de dez anos atrás: dez horas semanais.
A partir do trecho da reportagem e do desenho, assinale a alternativa correta sobre a discussão de gênero:

Escolha uma:
a.
a mulher cabe entender seu papel social na divisão social do trabalho e cooperar para o espaço público reservado aos homens e o espaço privado da casa reservado a elas, como sempre foi.

b. os dados mostram que o aumento de trabalho não se relaciona com as questões de gênero, pois aqui temos um exemplo de como a divisão por sexo de trabalho favorece um funcionamento mais eficaz da sociedade.
c. Entender gênero como construção social é perceber que nas relações estabelecidas em nossa sociedade ainda se afirma ser tarefa natural das mulheres prover os cuidados com o espaço privado da casa e dos filhos, mesmo que já a grande maioria assuma empregos formais no espaço público. Correto
d.
os dados estatísticos apontam que a mulher tem condições de superar os homens na capacidade de trabalhar, mostrando que as relações de desigualdade caminham para um equilíbrio a partir da superação em termos de força física e capacidade de trabalhar da mulher.

e. as relações de gênero comprovam que ao homem cabe o trabalho fora de casa, se arriscando mais e podendo inclusive sofrer acidentes de trabalho, sendo assim, a mulher por ser mais frágil, como é de sua natureza, deve realmente se dedicar aos afazeres domésticos.

Soluções para a tarefa

Respondido por stephannesilva06136
0

Resposta:

Opção C.

A reportagem diz que mulheres trabalham mais que homens, ainda que sejam menosprezadas e recebem menos muitos muitas vezes.

Explicação:

Espero ter ajudado, bons estudos! ^^

Perguntas interessantes