a mulher na Roma antiga resumo
Soluções para a tarefa
Resposta: O papel da mulher na Roma antiga
Explicação:
a época Imperial a sociedade romana era marcada por grandes diferenças entre as pessoas. A maior diferença de todas era entre homens livres e homens não livres mas mesmo dentro dos homens livres havia diferenças. A sociedade estava hierarquizada em função da riqueza.
A família romana era uma comunidade política em miniatura em que o seu chefe, juiz, sacerdote era o páter-família (pai de família)que exercia um poder quase absoluto sobre a mulher. Enquanto os meninos recebiam um prenome, o que é uma marca de individualidade, as meninas apenas conservavam o nome do pai.
Na sociedade romana as mulheres ocupavam uma posição de maior dignidade que na Grécia pois tinham mais regalias e um melhor estatuto mas s estavam oficialmente excluídas da vida política, embora frequentassem a escola até ao ensino secundário. Tinham no entanto urna considerável liberdade pessoal; podiam ir aos banhos com as amigas, ou ao teatro e aos jogos.
As mulheres nobres desfrutavam de um certo prestígio mas eram excluídas da vida religiosa pública ou privada. Quando tinham responsabilidades religiosas exerciam-nas durante a noite, à porta fechada, em santuários suburbanos ou nos limites do território.