História, perguntado por JoaoSilva0604, 6 meses atrás

A mudança do sistema de trabalho escravo para o sistema de contratação de mão de obra no campo ocasionou alguns fatores bem peculiares. Analisando os impactos dessa alteração à época, podemos afirmar que:

I – O Estado brasileiro criou programas de apoio à moradia para os negros que trabalhavam nas fazendas com intuito de que pudessem recomeçar longe das senzalas;

II – Os negros não tiveram nenhum valor ressarcido pelos anos de trabalho gratuito ou apoio governamental acabando por se estabelecerem no entorno das cidades, em ocupação desordenada, de forma precária, os quais ficariam atualmente conhecidos como “favelas”;

III – O estado brasileiro não se preocupou em planejar e reinserir os negros no país, de forma que não havia nenhum tipo de assistência a esta população. Desta forma, muitos escravos então “livres” permaneceram na propriedade rural de seus antigos “donos” por não saberem como recomeçar suas vidas;

IV – A grande preocupação dos donos dos vastos latifúndios brasileiros era resolver a questão de como manter o trabalho antes realizado pelos escravos, sem afetar os grandes lucros que os mesmos lhes proporcionavam em razão da mão de obra escrava.

Agora, escolha a alternativa CORRETA, utilizando-se de VERDADEIRO (V) ou FALSO (F):

Soluções para a tarefa

Respondido por xeniavaz5
1

Resposta:

I-F, II-V, III-V, IV-V.

Explicação:

O estado brasileiro não criou programas de apoio a moradias

Respondido por Guimasf
0

A resposta fica I: F, II: F, III: V e IV: V, pois o Estado brasileiro não teve preocupação em ressarcir os ex escravos, não os inseriu no mercado de trabalho e não se preocupou com moradias dignas para essas pessoas.

Libertação dos escravos

Os latifundiários passaram a reivindicar pagamentos pela libertação dos escravos, o que "prejudicaria" os proprietários e também se preocuparam em como substituir essa mão de obra.

A resistência escrava foi atuante durante todos os séculos de escravidão no Brasil e ocorria de diversas formas. O movimento abolicionista que feito por políticos e intelectuais da elite brasileira defendia a abolição, pois a escravidão seria um impeditivo ao ideias de modernização.

Esse pensamento interferiu sobre a vida dos ex escravos, pois não houve inclusão dessa população à sociedade brasileira. Com a falta de oportunidades, muitos ex escravos continuaram com o latifundiário para quem trabalhavam.

Os que buscaram mudar de fazenda ou região, não achavam emprego ou moradia e as forças policiais passaram a reprimir essas pessoas por não trabalhar ou ficarem na rua (após pedidos dos latifundiários).

Leia sobre a escravidão: https://brainly.com.br/tarefa/1200875

#SPJ2

Perguntas interessantes