A mudança do regime monárquico para a República, especialmente no interior do Brasil, não representou mudanças significativas para as populações mais pobres, abrindo espaço para a eclosão dos chamados movimentos messiânicos. Nesse contexto, sobre a Guerra dos Canudos, pode-se afirmar que
Soluções para a tarefa
Resposta:
Foi um movimento de resistência das classes populares sertanejas, onde se misturava miséria e fanatismo religioso, resultando na formação provisória do chamado Império de Belo Monte. A principal liderança dos insurgentes era Antônio Conselheiro, que conseguiu reunir em torno de si mais de 10 mil pessoas que, apesar de possuírem armamentos precários, chegaram a impor derrotas ao exército brasileiro.
Explicação:
A Guerra de Canudos, de caráter messiânico, teve como principal liderança Antônio Conselheiro, que mobilizou as populações sertanejas que buscava a construção no sertão de um "paraíso terrestre". Marcadamente religioso, não tinha como único objetivo o retorno do padroado, pois sua luta era mais ampla. A principal descrição da guerra se encontra no livro Os Sertões, escrito por Euclides da Cunha, que no momento do conflito estava cobrindo jornalisticamente o evento.