ENEM, perguntado por katiabogess521, 2 meses atrás

A mudança de pensamento da sociedade é fundamental para o desenvolvimento mais democrático das ciências, no qual homens e mulheres tenham as mesmas oportunidades de participação e crescimento. SCHWARTZ, Juliana. CASAGRANDE, Lindamir Salete. LESZCYNSKI, Sonia Ana Charchut. CARVALHO, Marília Gomes de. Mulheres na Informática: quem foram as pioneiras? Julho-dezembro. 2006. Com base no fragmento acima e considerando a participação feminina na história, analise as afirmativas a seguir: I. A participação feminina no meio científico enfrenta problemas, pois o método científico, por exemplo, desvaloriza características tidas como femininas como a "subjetividade, cooperação, sentimento e empatia". II. Julga-se que características como sentimento e empatia, deixam a pesquisa "menos científica", pois muitos pensam que a mulher não tem capacidade para realizar pesquisas "sérias" e relevantes. III. Algumas pesquisas mostram que as mulheres se tornaram cientistas somente no século XX, porém, ao olhar a história, pode-se notar que era mais fácil trabalhar com ciência nos séculos XVII e XVIII, pois "não estava bem claro nesse período que as mulheres deveriam ser excluídas da ciência". IV. Pesquisar mostram que a ciência moderna é um produto de centenas de anos de exclusão das mulheres, e o processo de trazer mulheres para a ciência exigiu, e vai continuar a exigir, muitas mudanças na cultura, métodos e conteúdo da ciência. É correto o que se afirma em:.

Soluções para a tarefa

Respondido por raphaelrv
6

Resposta:

Alternativa 5: I, II, III e IV.

Explicação:

I. A participação feminina no meio científico enfrenta problemas, pois o método científico, por exemplo, desvaloriza características tidas como femininas como a “subjetividade, cooperação, sentimento e empatia”.

VERDADEIRO, vide p. 5 “Mulheres na Informática”.

“2. As mulheres e as ciências.

A participação feminina no meio científico tem enfrentado alguns problemas. O método científico, por exemplo, desvaloriza características tidas como femininas como a “subjetividade, cooperação, sentimento e empatia”. (Schiebinger, 2001:24)”

II. Julga-se que características como sentimento e empatia, deixam a pesquisa “menos científica”, pois muitos pensam que a mulher não tem capacidade para realizar pesquisas “sérias” e relevantes.

VERDADEIRO, vide p. 5 “Mulheres na Informática”.

“Segundo Schiebinger, julga-se que estas características deixam a pesquisa “menos científica”. Muitos pensam que a mulher não tem capacidade para realizar pesquisas “sérias” e relevantes.”

III. Algumas pesquisas mostram que as mulheres se tornaram cientistas somente no século XX, porém, ao olhar a história, pode-se notar que era mais fácil trabalhar com ciência nos séculos XVII e XVIII, pois “não estava bem claro nesse período que as mulheres deveriam ser excluídas da ciência”.

VERDADEIRO, vide p. 5 “Mulheres na Informática”.

“Segundo Schiebinger (2001), há o pensamento de que as mulheres tornaram-se cientistas somente no século XX, porém, ao olhar a história, pode-se notar que era mais fácil trabalhar com ciência nos séculos XVII e XVIII, pois “não estava bem claro nesse período que as mulheres deveriam ser excluídas da ciência”.”

IV. Pesquisar mostram que a ciência moderna é um produto de centenas de anos de exclusão das mulheres, e o processo de trazer mulheres para a ciência exigiu, e vai continuar a exigir, muitas mudanças na cultura, métodos e conteúdo da ciência.

VERDADEIRO, vide p. 7 “Mulheres na Informática”.

“a ciência moderna é um produto de centenas de anos de exclusão das mulheres, o processo de trazer mulheres para a ciência exigiu, e vai continuar a exigir, profundas mudanças estruturais na cultura, métodos e conteúdo da ciência. (Schiebinger, 2001:37)”

Respondido por larissamagrani
0

A partir da Revolução Industrial a realidade da mulher se modificou completamente (5).

A conquista trabalhista da mulher foi alcançada por intermédio das necessidades de se sobreviver numa esfera capitalista.

As mulheres sempre sofrerem preconceito no que tange a área de pesquisa e da ciência. Há tempos, o espaço para mulheres neste cenário foi restrito, pois tinha em mente que mulheres não fazem ciência. Elas cuidam de filhos e se debruçam, apenas, à maternidade.

Embora a liberdade da mulher já viesse a ser um sonho e que teria que ser concretizado, a mulher se viu "livre" na indústria e passou a ajudar na subsistência do lar, assim como seus maridos.

Em decorrência do alto consumo e das novas tecnologias, as mulheres se viram obrigadas a sustentar os lares junto com seus esposos.

Assim, os valores patriarcais foram caindo por terra, embora o machismo e a violência doméstica, não.

As mulheres, mesmo trabalhando como os homens, continuaram a ser privadas da sua liberdade e independência, ou seja, o capitalismo proporcionou e proporciona uma falsa sensação de liberdade às mulheres.

Link: brainly.com.br/tarefa/25567097

Anexos:
Perguntas interessantes