A mudança de concepção de escola e as implicações quanto à gestão alteram as limitações do modelo estático de escola e de sua direção. A transição de um modelo estático para um paradigma dinâmico, a descentralização, a democratização da gestão escolar, a construção da autonomia da escola e a formação de gestores escolares são fatores que evoluíram com as reformas educacionais brasileiras (SANDER, 2007, p.32). Quais são as características dessa forte tendência marcada pela transição de paradigmas?
Soluções para a tarefa
A busca por melhor aproveitamento do espaço escolar através da ação do educador que atua como um facilitador do conhecimento, não mais um pilar único de saber em sala de aula.
Essa tendência prioriza o método inclusivo, e, a coletividade para o aprendizado, devendo o professor ser um facilitador do conhecimento, o que reforça a incoerência da segunda alternativa, sendo apenas a terceira verdadeira.
No passado, a aprendizagem era transmitida de uma forma mais estática sendo justamente a forma como esse conteúdo era passado o diferencial entre as tendências que hoje é dinâmica.
Resposta:
letra D
É a tendência do estático para o dinâmico por meio da adoção de concepções e práticas interativas, participativas e democráticas, caracterizadas por movimentos dinâmicos e globais.