Administração, perguntado por assessoriaacadp6z21k, 10 meses atrás

A MÓVEIS HEMEJAN é uma empresa familiar localizada na cidade de Londrina/PR, especializada na fabricação de móveis como armários para cozinhas, mesas, camas, guarda-roupas, sofás, racks e diversos outros produtos.
O diretor geral da HEMEJAN é o Sr. Rubens. Márcio é filho de Sr. Rubens e cuida do financeiro; Juliana, filha do Sr. Rubens cuida do Marketing; Alberto, o filho caçula, cuida da parte da produção e Lauro, sobrinho de Sr. Rubens, é responsável pelo departamento de RH.
O processo decisório está totalmente concentrado nas mãos do Sr. Rubens. Todas as decisões, seja de qual área for, precisam passar “pelo conhecimento e pelas mãos” do Sr. Rubens. Assim, Márcio, Juliana, Alberto e Lauro reclamam um pouco, pois muitas das decisões que eles mesmos poderiam tomar sozinhos não podem fazê-lo, já que o Sr. Rubens faz questão de tomar ele mesmo.
Cabe ressaltar que o processo decisório concentrado nas mãos do Sr. Rubens faz com que as decisões demorem para acontecer. Por exemplo, Juliana entende que para manter a competitividade da empresa, é necessária agilidade para entender as tendências de mercado e inovar, lançando novos produtos. Por isso, constantemente traz projetos para análise. No entanto, até o Sr. Rubens tomar conhecimento desses projetos, pensar sobre eles e decidir, pode demorar bastante, pois ele possui outras atribuições. Se Juliana pudesse tomar as decisões, o processo de mudança/lançamento de produtos seria realizado com muito mais agilidade.
Outro ponto a considerar é que o Sr. Rubens está pensando atualmente em abrir lojas de fábrica por todo o Brasil. Ele possui recursos financeiros para isso, e uma estratégia como essa poderia ser bastante interessante para a HEMEJAN crescer em seu mercado de atuação.
No entanto, o modelo de gestão que prevalece na HEMEJAN é o modelo burocrático.
Diante dessa situação, a HEMEJAN precisa adotar um novo modelo de gestão que faça com que a empresa tenha, inclusive, mais agilidade no seu processo decisório. Além disso, precisa rever práticas, políticas e ações que visem sua adaptação ao novo cenário organizacional altamente competitivo e em constante transformação.

Soluções para a tarefa

Respondido por winederrn
31
Olá!

Vamos direto para a resolução da questão, sem enrolação.

Primeiramente, deixo claro que não foi possível encontrar o restante da questão. Porém, deixarei algumas considerações importantes que podem ajudá-lo(a) na resolução desta questão.

De acordo com a situação narrada, a empresa HEMEJAN adota um modelo de gestão que já ficando para traz, que é o Burocrático. Esse modelo de gestão é marcado pelo excesso de formalidade, ou seja, a decisão final ocorre de forma demorada.

Como vimos, a referida empresa é familiar e adota um modelo de gestão bem antigo, o que afeta negativamente os seus negócios. Para melhorar este cenário, podemo indicar o seguinte modelo de gestão:

GESTÃO PARTICIPATIVA - neste modelo de gestão, os colaboradores têm participação ativa na tomada de decisão da organização. Como a empresa é familiar, este modelo ajudaria a com que todos compreendessem a importância do material humano nas organizações. Para a implantação deste modelo, é preciso que todos os envolvidos estejam seguros das suas técnicas e habilidades.


Espero ter contribuído.

fofuxakath: Preciso de orientação.
elysfernandesp8wl5u: preciso de orientacoes , nao estou conseguindo direcionar.
elysfernandesp8wl5u: Nao consegui desenvolver 10 laudas
Respondido por evertonksilva94
0

Resposta:

Explicação:

vendo este trabalho pronto nota maxima 997009403

Perguntas interessantes