Psicologia, perguntado por NANDOFRC, 6 meses atrás

A motivação foi classificada em dois tipos, conforme Campos (1987):
- Motivação intrínseca: é quando o elemento mobilizador da aprendizagem é interno, é o desejo de aprender. Por conseguinte, a razão para se esforçar está naquilo que se aprende e na satisfação pessoal de saber, de adquirir novas informações, de ampliar conhecimentos, compreender ou se apropriar de algo novo. Esta motivação está consorciada com um tipo de aprendizagem mais significativa e mais construtiva. Cabe ao professor apontar aos alunos os aspectos significativos da matéria a ser estudada, porque desta maneira despertará os motivos próprios do estudante, que se vai dedicar ao estudo da mesma. Por exemplo, no estudo da história natural, mostrará os aspectos interessantes dos fenômenos naturais, dos animais, das plantas.
- Motivação extrínseca: é a motivação externa à própria atividade da aprendizagem, não resulta do interesse pelo conteúdo em si. É composta por fatores externos à própria matéria a ser aprendida. Estar motivado por recompensas ou metas externas, em um primeiro momento, pode levar o aluno a realizar as atividades escolares. Contudo, o efeito desse interesse pode ser passageiro, ou seja, o aluno só estará envolvido na aprendizagem quando precisar alcançar o que deseja, por exemplo, uma viagem de férias, um ponto na média, um brinquedo novo. Esse tipo de meta faz com que os alunos se envolvam menos na solução de problemas com maior nível de complexidade.

Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação propostas entre elas:

I- A motivação extrínseca é algo artificial, pois para ser eficiente precisa ser fundamentada em alguma tendência, algum motivo ou necessidade própria do aluno, ou seja, exterior a sua natureza ou vontade.

PORQUE

II- Tanto a motivação intrínseca quanto a extrínseca são importantes. Considerando isto, podemos afirmar que muitas atividades são, ou poderiam ser, interessantes para os alunos. Afinal, o ensino pode criar a motivação intrínseca, estimulando a curiosidade dos alunos e fazendo-os sentirem-se mais competentes, aptos e interessados em novos conhecimentos, à medida que aprendem.

Assinale a alternativa CORRETA:

FONTE: CAMPOS, Dinah Martins de Souza. Psicologia da aprendizagem. Petrópolis: Vozes, 1987.
A) As asserções I e II são proposições falsas.
B) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a asserção II é uma proposição falsa.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras e se complementam.
D) A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.

Obs: Se não souber, não responda!


NANDOFRC: Pergunta retirada da disciplina "Psicologia da Educação e Aprendizagem no AVA.

Sempre tente primeiro responder com seus conhecimentos de estudo, depois confira com as respostas do Brainly.

D) A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.(corrigida pelo AVA)

Soluções para a tarefa

Respondido por JSMC
1

Resposta:

D) A asserção I é uma proposição falsa, mas a asserção II é uma proposição verdadeira.

Explicação:

Corrigida pelo AVA.

Perguntas interessantes