A motivação é definida por diversos autores, de formas diferentes, exatamente por não haver um consenso definitivo a respeito do tema. Dessa forma: "Um motivo é uma necessidade ou desejo acoplado com a intenção de atingir um objetivo apropriado" (KRENCH; CRUTCHFIELD, 1959, p. 272). Pensando nisso e utilizando seus conhecimentos acerca do assunto, leia atentamente as seguintes definições: I "Entendemos por motivo algo que incita o organismo à ação ou que sustenta ou dá direção à ação quando o organismo foi ativado" (HILGARD; ATKINSON, 1967, p. 118). II "O estudo da motivação é a investigação das influências sobre a ativação, força e direção do comportamento" (ARKES; GARSKE, 1977, p. 3). III "Para cada ação que uma pessoa ou animal executa, nós perguntamos: 'Por que ele ou ela fez aquilo'. Quando fazemos esta pergunta, estamos perguntando sobre a motivação daquela pessoa ou animal. Questões sobre motivação, então, são questões sobre as causas de uma ação específica" (MOOK, 1987, p. 3). IV "Os motivos são concebidos [. ] como forças que são moldadas pela experiência" (DWECK, 1999, p. 134). V "A motivação tem sido entendida ora como um fator psicológico, ou conjunto de fatores, ora como um processo. Existe um consenso generalizado entre os autores quanto à dinâmica desses fatores psicológicos ou do processo, em qualquer atividade humana. Eles levam a uma escolha, instigam, fazem iniciar um comportamento direcionado a um objetivo [. ]" (BZUNECK, 2004, p. 9). É VERDADEIRO o que se afirma em
Soluções para a tarefa
Com relação às diferentes definições de motivação, é verdadeiro o que se afirma em I, II, III, IV e V.
Diversidade nas definições de motivação em Psicologia
Na Psicologia, existe uma vasta diversidade de definições para o fenômeno então denominado "motivação", o que ocorre graças a uma grande variedade de autores que fazem referência ao mesmo e que o abordam de forma distinta, e também graças a complexidade desse fenômeno na perspectiva humana.
Contudo, apesar das diferenças e contradições existentes nas definições citadas, as teorias possuem em comum o fato de buscarem a identificação do que impulsiona o comportamento. Nesse sentido, esse é um fenômeno de grande interesse para autores de áreas como a psicometria, a psicoterapia e a aprendizagem.
Aprenda mais sobre motivação:
https://brainly.com.br/tarefa/54065546
#SPJ4