A motivação depende de um conjunto de fatores psicológicos, conscientes ou não, de ordem fisiológica, intelectual ou afetiva, determinantes de condutas individuais. Motivação refere-se, evidentemente, aos motivos que impulsionam a realização de atividades. Os motivos, pessoais e intransferíveis, têm origem nos desejos e necessidades individuais. Nas organizações somente se consegue motivar os trabalhadores se suas atividades têm sentido, ou seja, se essas atividades atendem, de algum modo, às necessidades e aos objetivos de vida. Segundo Maslow, quando um indivíduo busca satisfazer necessidades relacionadas à própria sobrevivência ele está buscando satisfazer necessidades
Soluções para a tarefa
O psicólogo americano Abraham Maslow (1908-1970) elaborou uma teoria sobre a motivação humana. A hierarquia das necessidades ou pirâmide das necessidades de Maslow, como ficou conhecida, parte da ideia de que o comportamento humano pode ser determinado e também explicado pelas necessidades do homem.
Assim estabeleceu uma hierarquia para essas necessidades, classificando-as em cinco grupos dispostos em uma pirâmide (da base para o topo): necessidades básicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de autoestima e necessidades de autorrealização.
Portanto, de acordo com Maslow, quando um indivíduo busca satisfazer necessidades relacionadas à própria sobrevivência ele está buscando satisfazer necessidades básicas ou fisiológicas, uma vez que estas estão ligadas ao instinto de sobrevivência: fome, sede, frio etc.