.A morte por picada de cobra é rara. Medidas de primeiros socorros corretas e prontamente executadas reduzem a possibilidade de complicações. Nesse contexto, julgue os seguintes itens. Mesmo conhecendo o tipo de cobra que picou o acidentado, não se deve aplicar torniquete (garrote) nem fazer incisões no local da picada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
O envenenamento por escorpiões, muito frequente no Brasil, é o responsável por um significativo número de mortes, especialmente entre crianças. Esse tipo de ocorrência pode acontecer em qualquer local, inclusive nas escolas, onde há alimentos para o animal. Dessa forma, faz-se necessário que todas as pessoas e profissionais saibam como proceder ao se deparar com uma vítima desse envenenamento. Os primeiros socorros com relação a esse tipo de situação é:
A
Perfurar ou cortar o local da picada. Colocar folhas, pó de café ou outras substâncias. Fazer o garroteamento do membro afetado, para não agravar as lesões locais. Elevar o local afetado. Controlar os sinais vitais e o volume urinário do acidentado. Dar o apoio respiratório que o caso exigir.
B
Lavar a região atingida com água. Colocar saco com gelo ou compressa de água gelada sobre o local da ferroada para auxiliar no alívio da dor. Remover imediatamente a vítima para atendimento médico. Não pegar o animal agressor com a mão. Se possível, levá-lo para identificação.
C
Lavar a região atingida com água quente e água sanitária. Aplicar compressas frias, elevando a região acometida. Não dar nenhum tipo de bebida à vítima, inclusive água. Encaminhar para atendimento médico, se a vítima apresentar ardor intenso.
D
Lavar a região atingida com água e sabão. Colocar um pano quente no local afetado para diminuir o risco de infecção. Aguardar o socorro médico sem remover a vítima. Manter a pessoa em decúbito dorsal. Não pegar o animal agressor com a mão. Se possível, levar o animal para identificação.
E
Fazer respiração boca a boca. Provocar o vômito. Deitar a pessoa de barriga para baixo com a cabeça virada para o lado. Colocar compressas com gelo no local afetado. Encaminhar a vítima para o hospital imediatamente. Deixar o animal onde está. Não tentar pegá-lo de forma alguma.
Explicação: