A MORTE DE QUINO E A IMPORTÂNCIA DE MAFALDA PARA A EDUCAÇÃO
O mundo perdeu um dos seus maiores cartunistas na última quarta-feira, 30 (de setembro de 2020). O argentino Joaquín Salvador Lavado, conhecido como Quino, faleceu aos 88 anos, mas deixou para a eternidade uma personagem muito importante para a arte e a educação: Mafalda.
Famosa pelas reflexões sobre os problemas sociais e ambientais do mundo, Mafalda é conhecida dos estudantes brasileiros por causa de suas charges em provas de ensino fundamental, médio, vestibular e até do Enem.
A Mafalda foi criada pelo cartunista Quino no início da década de 60 para uma campanha publicitária de eletrodomésticos, algo difícil de se imaginar de uma
personagem que faz críticas ao capitalismo. Quino imaginou uma personagem mulher influenciado pelo movimento feminista da década de 60. "As mulheres são mais espertas", dizia Quino.
A campanha publicitária não chegou a ser publicada e Mafalda só foi apresentada ao mundo anos depois, com pequenas histórias em quadrinhos publicadas em jornais da Argentina.
Os quadrinhos de Mafalda fizeram um grande sucesso na Argentina e não demorou para se espalharem por jornais do mundo todo. Originalmente em espanhol, as histórias de Mafalda foram traduzidas para mais de 30 idiomas, incluindo o português.
Quino tinha um olhar crítico do mundo e isso era retratado nas tirinhas de Mafalda, mesclando as reflexões com o humor. Por causa desse tom político, as tirinhas chegaram a ser censuradas na Espanha durante a ditadura de Francisco Franco (Franquismo).
O que mais chama atenção nos quadrinhos de Mafalda é o fato deles serem atuais mesmo sendo feitos na década de 60. Quino deixou de desenhar Mafalda em 1973, quando havia publicado quase 2 mil tiras estreladas pela personagem.
Publicado em 01/10/2020
6 – Quanto ao gênero, o texto acima pode ser classificado como:
a)( ) charge
b)( ) tirinha
c)( ) reportagem
d)( ) cartum
e)( ) poema
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
Resposta:
alternativa c)(×)reportagem.
Perguntas interessantes