“A morte de Lênin, em 21 de Janeiro de 1924, causou grande comoção na população soviética, e os dirigentes do país utilizaram-na para obter ganhos políticos. Os funerais de Lênin pareciam sepultar um poderoso Czar ... o que se pretende é impressionar o povo, com a instauração de um verdadeiro culto ao leninismo.”
ESTEVÃO, José e ARRABAL, José. Stálin. São Paulo: Moderna, 1986. p. 63.
Antes da Revolução Russa de 1917 que levaria Lênin ao poder e provocaria mudanças estruturais naquela Nação, a Rússia era um imenso império governada pelo Czar Nicolau II que era considerado “Pai.” e “Protetor.” de todo o povo. Esta visão a respeito do Czar mudou drasticamente após o episódio conhecido como “Domingo Sangrento.” Em que consistiu este fato?
Soluções para a tarefa
Respondido por
4
O domingo sangrento foi o dia em que o Czar (soberano tido como eleito por Deus), ordenou que seus soldados atirassem contra a multidão a queima a roupas, mais de mil manifestantes foram mortos e perto de 5 mil saíram feridos. Essa multidão, saiu as ruas em uma greve para reivindicar melhores condições de vida e a convocação de uma assembleia constituinte.
Perguntas interessantes