História, perguntado por SarinhaAmancio2449, 9 meses atrás

A morte de Bin Laden ocorre alguns meses antes de se completarem dez anos do atentado que destruiu as Torres Gêmeas de Nova York, em 11 de setembro de 2001. Em termos práticos e simbólicos, a operação da CIA confirma que Washington se aproxima do ponto de deixar o lugar de primeira potência econômica nas mãos da China, mas segue sendo a primeira, longe de qualquer outra, em capacidade de uso da força, incluindo aí operações de contrainsurgência. (GRANOVSKY, Martin. "A morte de Bin Laden e o triunfo do ‘Comandante Obama’".) Com base no texto e nos conhecimentos de história, é correto afirmar: a) Para os analistas internacionais, a morte de Osama Bin Laden coloca um ponto final no terrorismo levado a cabo pela organização Al Qaeda. b) No discurso em que comunicou a morte de Bin Laden, o presidente norte-americano não relaciona a operação executada pela CIA ao atentado de setembro de 2001 contra as Torres Gêmeas. c) A eliminação do terrorista líder da Al Qaeda, comandada por Barack Obama, contribui para a diminuição da popularidade do presidente entre os eleitores norte-americanos. d) Na prática, a operação contra Bin Laden retoma a hegemonia dos EUA no cenário econômico e afasta o risco de o país ser superado pelo crescimento da China nesse campo. e) A operação militar contra Osama Bin Laden reafirma a polêmica estratégia norte-americana das "guerras justas", defendida, por exemplo, no discurso de Obama durante a cerimônia de recepção do Prêmio Nobel da Paz em 2009.

#UFPR
#VESTIBULAR

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0

É correta a alternativa E,  já que a execução de Bin Laden ocorreu não só em desacordo com o que exigem as cortes internacionais (a própria ideia da pena de morte é incompatível com os princípios dos Direitos Humanos) como também desrespeitou a territorialidade do Paquistão, onde Bin Laden se encontrava na ocasião da sua morte.

Sendo assim, ela é mais um caso do modo como os Estados Unidos adotam uma postura internacional que não está de acordo com valores que dizem defender, e ressalta o paradoxo papel que este país ocupa no cenário internacional.

Perguntas interessantes