A moralidade bseia-se na felicidade. O nosso dever é que nossas ações tornam felizes o maior numero possivel. Concorda com a afirmação? Justifica com as seguintes orientações:
a) Formule o problema filosófico em causa.
b) Apresente a sua posição.
c)Argumenta a favor da sua posiçã.
d) Relaciona a sua posição com uma outra teoria estudada.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
A moralidade não se baseia na felicidade, mas sim naquilo que é bom ou mal de forma objetiva. A ética como a ciência que estuda a moral, ou seja, o comportamento humano dentro de uma sociedade não está preocupada com a felicidade do homem, mas sim com o fim atingido pelas nossas ações.
A moral existe devido a sociedade e o homem como um ser social deve buscar antes de tudo não a própria felicidade, mas sim a ordem dentro do meio em que existe. Ora, se o objetivo da moral fosse nos fazer felizes nós seríamos seres egoístas pois buscaríamos prazeres de forma desenfreada.
Como o homem é um ser livre e a liberdade só pode ser concedida e entes racionais e responsáveis pelas suas ações, devemos levar em consideração a forma como os outros também se sentem dentro da sociedade.
Se eu não quero que me roubem eu não vou roubar e assim por diante. O pilar da moral é a ordem e não a felicidade individual.