História, perguntado por clautenisviana, 11 meses atrás

A moderação recomendada para a venda das indulgências, decretada pelo Concílio, encerrava as divergências entre protestantes e a Igreja? Justifique a resposta.

Soluções para a tarefa

Respondido por eusoumicrossoft
6

Resposta:

Na Alemanha, onde nasceu a Reforma da Igreja, católicos e protestantes ainda viviam em profunda hostilidade até algumas décadas atrás. Agressões mútuas, condenações doutrinais, conflitos e guerras de motivação religiosa acompanharam essa cisão.

A razão para isso aconteceu há 500 anos, com a separação da Igreja em Católica e Protestante. A ideia inicial do monge Martinho Lutero (1483-1546), de reformar a Igreja Católica, acabou não se concretizando. Pelo contrário, a publicação de suas 95 teses em 31 de outubro de 1517 contra o que considerava teologicamente inoportuno na Igreja de seu tempo é considerada a base da Igreja Protestante e o ponto de partida da divisão em confissão católica e evangélica luterana na Alemanha.

Respondido por ccccccelyna
0

 

estabelece em geral, pelo presente decreto, que se exterminem de forma absoluta todos os lucros ilícitos que se cobram dos fiéis para que as consigam, pois disto se originaram muitos abusos no povo cristão. E não podendo proibir-se fácil e individualmente os demais abusos que se originaram da superstição, ignorância, irreverência ou de outra qualquer; manda a todos os bispos que cada um anote estes abusos em sua igreja, e os faça presentes no primeiro concílio provincial, para que, conhecidos e qualificados pelos outros bispos, sejam imediatamente delatados ao sumo pontífice romano, por cuja autoridade e prudência se estabelecerá o que for conveniente para a Igreja universal; e deste modo se possa repartir a todos os fiéis, piedosa, santa e integralmente o tesouro das santas indulgências.  

Perguntas interessantes