A modalidade de natação “100 metros livres” pode ser executada em qualquer estilo, porém, na maioria dos casos, é executada no estilo “crawl” por ser o mais rápido. É considerada a prova mais nobre e importante da natação, já que o estilo livre é o mais praticado, e os 100 metros foram, por muito tempo, a distância mais curta disputada nas Olimpíadas, o que dava ao seu recordista o título de "nadador mais rápido do mundo". Numa prova final desta modalidade há oito nadadores que disputam um espaço no pódio a fim de receber uma das três medalhas: ouro, prata e bronze. Considerando que a chance de vitória é equivalente para todos os nadadores, de quantas maneiras distintas o pódio dessa prova pode ser formado?
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
O pódio da prova de natação nas Olimpíadas pode ser formado de 336 maneiras distintas.
Para saber a distribuição dos 8 nadadores nas diferentes posições vamos usar o conceito de arranjo na análise combinatória.
An,p =
O arranjo calcula de quantas maneiras diferentes os nadadores podem se combinar nas diferentes posições do pódio (ouro, prata e bronze). Portanto, n=8 e p=3 (8 nadadores e 3 posições).
Aplicando n e p na equação de arranjo, temos:
A8,3 =
Logo, o pódio dessa prova pode ser formado de 336 maneiras distintas.
Bons estudos!
Perguntas interessantes