A mobilização estudantil de Maio de 1968 inspirou-se em uma série de acontecimentos e movimentos de luta da época. Selecione a alternativa abaixo que traz um movimento que não repercutiu nos movimentos estudantis franceses no contexto em questão:
a) Guerra do Vietnã
b) Movimento afro-americano pelos direitos civis
c) Descolonização da África
d) Guerrilhas sul-americanas
e) Guerra de Yom Kippur
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa "E"
Explicação:
De todos os acontecimentos citados, o único que não se encaixa no contexto de Maio de 1968 é a Guerra de Yom Kippur, pois esse conflito árabe-israelense aconteceu em 1973. Todos os outros acontecimentos citados, de uma certa forma, tiveram reflexos nos movimentos estudantis franceses do período.
A Guerra do Yom Kippur não influenciou os movimentos de 1968 porque aconteceu somente alguns anos depois, em 1973. Assim, deve ser marcada a alternativa E.
A Guerra do Yom Kippur foi um ataque de nações árabes a Israel em um dia de feriado da religião judaica, conhecido como Yom Kippur. O objetivo desse ataque era recuperar terras como as Colinas de Golã, que os países árabes (nesse caso das Colinas de Golã, a Síria) diziam que Israel havia roubado deles.
Os movimentos de 1968, na verdade, tinham também relação com uma outra guerra que aconteceu entre Israel e seus vizinhos: a Guerra dos Seis Dias, em 1967. Foi nessa ocasião que Israel conquistou os territórios das Colinas de Golã.
Saiba mais sobre a Guerra dos Seis Dias: https://brainly.com.br/tarefa/7813084