A mobilidade urbana, necessariamente, depende da organização do espaço da cidade e, nesse sentido, estabelece regras de acessibilidade para o deslocamento de pessoas. Sampaio (2018) acrescenta que no caso de deslocamento de pessoas, os motivos podem ser diversos como lazer, escola, trabalho etc.
SAMPAIO, André Cesar Furlaneto. Planejamento Urbano e Meio Ambiente. Maringá-Pr.: UniCesumar, 2019.
Com base na classificação dos grupos que distinguem os tipos de mobilidades de pessoas realizadas no espaço urbano, associe a seguir cada tópico de acordo com suas características:
1. Mobilidade ocasional
2. Mobilidade quotidiana
3. Mobilidade residencial
4. Mobilidade semanal
( ) Laura se despede do marido que trabalha em uma cidade distante 300 quilômetros da casa deles. Ao sair logo após o almoço de domingo, ele lembra a esposa que na próxima sexta-feira à noite estará de volta.
( ) Marina está em casa e prepara o material para a faculdade, quando percebe que precisa de uma extensão elétrica para ligar os equipamentos. Por sorte, no bairro tem sempre uma loja perto para suprir suas demandas.
( ) De segunda a sábado, Pedro usa o mesmo trajeto para se deslocar de casa para o trabalho. No final do dia, sai do trabalho e retorna para casa olhando a paisagem do mesmo trajeto, só que agora sem a luz do sol.
( ) A família Inácio está de malas prontas para viajar. O convite para o passeio foi feito pelos primos que moram em Minas Gerais, onde no período da tão esperada visita, eles poderão curtir também o carnaval de Ouro Preto.
A sequência correta desta classificação é:
Soluções para a tarefa
Resposta:
4, 3,2,1
Explicação:
pag: 252 livro planejamento urbano e meio ambiente
Resposta: Alternativa II - 4,3,2,1
Explicação: Pagina 252 do Livro Planejamento Urbano e Meio Ambiente
Mobilidade residencial: é a circulação entre o local de moradia em direção a qualquer outro ponto em meio a um mesmo espaço urbano. É o desejo de adaptar as características do local às necessidades familiares.
Mobilidade ocasional: não obedece a um período determinado. Os motivos são: profissional, lazer, visita a parentes etc.
Mobilidade semanal: está relacionada aos trabalhadores e estudantes que exercem atividades longe de suas residências, repetindo-se as viagens semanalmente.
Mobilidade quotidiana: é quase obrigatória. É o circuito de ligação diário entre o local de moradia e os locais de trabalho e escola.