A mitologia tem se mostrado um importante material para o desenvolvimento de práticas interdisciplinares e com os temas transversais, oportunizando a aprendizagem significativa. Depois da pesquisa e leitura sobre os dois mitos (Perséfone e Cronos)[D1] , leia o artigo “A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem”, [D2] de Thiesen, Juares da Silva, disponível em PDF abaixo da atividade.
Elabore um texto sobre as possibilidades de desenvolver práticas em sala de aula significativas com os mitos, a partir da perspectiva proposta no artigo.
O tema do seu texto deve, portanto, ser "Possibilidades de trabalho com os mitos em sala de aula, a partir de práticas que contemplem a interdisciplinaridade".
Seu texto deve apresentar introdução, desenvolvimento e conclusão e não deve, em hipótese alguma, apresentar cópia de textos já publicados ou de outr@s autor@s que não seja você! Não há limite mínimo nem máximo de linhas. Elabore sua produção com clareza, coesão, coerência e correção gramatical, procurando evidenciar suas reflexões sobre o tema.
Soluções para a tarefa
"Possibilidades de trabalho com os mitos em sala de aula, a partir de práticas que contemplem a interdisciplinaridade"
O trabalho interdisciplinar em sala de aula é um elemento de suma importância para fomentar e desenvolver as capacidades intrínsecas dos alunos, permitindo que eles tenham mais conhecimento e consciência sobre a sociedade que os cerca.
Sendo assim, é possível desenvolver o trabalho interdisciplinar com mitos em uma perspectiva que produz o desenvolvimento da cidadania. Vamos utilizar como exemplo, a lenda da Iara, mãe d'água, que atrai os pescadores que se apaixonam pelo seu canto, os afogando no rio. Que lições os alunos podem tirar disso? Quais valores estão em jogo? Como eles podem refletir sobre isso?
Todas estas questões podem e devem se trabalhadas em sala de aula, assim como jogos envolvendo o tema podem ser desenvolvidos, bem como desenhos, redações e teatro.