A miscigenação de raças e de culturas foi um aspecto fundamental da nacionalidade brasileira. Gilberto Freyre, em Casa Grande & Senzala, de 1933, valoriza “as características do negro, do índio e do mestiço”, defendendo “a ideia de que a mistura dessas raças seria a ‘força’, o ponto positivo, da nossa cultura” (LORENSETTI, Everaldo. A produção sociológica brasileira. In: LORENSETTI, Everaldo et al. Sociologia: ensino médio. Curitiba: SEED-PR, 2006, p. 53). Com base nessa informação, assinale o que for correto: 1 ponto
a) Essa concepção de Gilberto Freyre demonstra o seu racismo na análise da sociedade brasileira.
b) Na visão de Freyre, a mistura de raças dificulta a democracia racial.
c) Segundo o autor, o índio e o negro contribuíram de maneira fundamental para a riqueza da cultura brasileira.
d) Para Gilberto Freyre, a raça ariana era superior e devia ser privilegiada na elaboração de políticas públicas.
ME AJUDAAAAAAAAAA
Soluções para a tarefa
Durante muitas décadas no Brasil o pensamento de Gilberto Freyre escrito no livro Casa Grande & Senzala foi aceito como explicação para a formação da cultura brasileira, principalmente sobre a miscigenação, no que ficou conhecido como democracia racial. O Brasil era, nessa visão, um país formado por diversas raças e culturas que contribuíram juntas para a construção da identidade cultural brasileira e por isso viviam em harmonia.
- Alternativa correta:
c) Segundo o autor, o índio e o negro contribuíram de maneira fundamental para a riqueza da cultura brasileira.
Atualmente o pensamento de Freyre é duramente criticado pois embora realmente negros e indígenas tenham contribuído enormemente para a riqueza cultural brasileira, a democracia racial é um mito. É impossível esquecer os séculos de exploração que esses grupos sofreram e de como isso os afeta hoje na sociedade.
Continue estudando em:
- Multiculturalismo brasileiro e ações afirmativas
https://brainly.com.br/tarefa/26477147
Bons estudos!
Resposta: letra c
Explicação: Segundo o autor, o índio e o negro contribuíram de maneira fundamental para a riqueza da cultura brasileira.