A mineralogia do solo apresenta-se como uma área fundamental ao entendimento e desenvolvimento da Ciência do Solo. Ela constitui uma excelente ferramenta para o conhecimento e a avaliação da gênese do solo, do seu comportamento físico e químico, além de ser um indicativo da reserva potencial mineral de nutrientes para as plantas. Os três requisitos essenciais para conceituar a natureza mineral, são:
Soluções para a tarefa
caráter inorgânico, ocorrência natural e estrutura cristalina.
O solo é composto de materiais sólidos e gasosos resultante da decomposição de vegetais e animais. Os solos são diferentes entre si por propriedades físicas, químicas, biológicas, morfológicas e mineralógicas.
A parte sólida do solo compreende a matéria orgânica e inorgânica; a parte líquida é a solução do solo ou água do solo; e a parte gasosa é o ar do solo.
A fração mineral do solo é formada por areia e silte que são compostas principalmente por minerais primários, e a fração argila é composta por minerais secundários.
Qual a importância do solo?
O solo é a base que sustenta os ecossistemas terrestres. As plantas retiram todos os nutrientes e água do solo necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura. Os tipos de solo determinam quais os tipos de plantações ou atividades agropecuárias ou urbanas podem ser realizadas sobre ele.
Saiba mais sobre mineralogia aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/4244882
#SPJ2