A migração também é um dos fatores de influência no crescimento populacional de um país. Vimos que ela pode ter diversas motivações, como trabalho, estudos, família e outras. Entretanto, temos testemunhado um grande crescimento da migração forçada, aquela que se dá por grave ameaça à vida, na qual a pessoa não escolhe migrar, ela é forçada pelas circunstâncias. Também chamamos esse migrante de refugiado. A partir dos seus conhecimentos, explique os principais motivos para que uma pessoa busque refúgio em outros países, o que têm causado a crise dos refugiados no mundo.
Soluções para a tarefa
Os principais motivos para o deslocamento dos refugiados são guerras civis, conflitos internos, perseguições políticas e violações dos direitos humanos. A crise dos refugiados é decorrente, em grande parte, do aumento dos conflitos no Oriente Médio e na África e é considerada pela ONU a pior crise humanitária do século.
Após a Primavera Árabe, muitos países árabes entraram em conflitos civis. Grupos terroristas atuantes na região se aproveitaram do cenário, o que agravou os conflitos e a violência e, consequentemente, a migração forçada.
Também são origem de refugiados países com governos autoritários que perseguem alguns grupos, como LGBT ou praticantes de determinadas religiões. A pessoa ameaçada por milícias também pode buscar refúgio.
A atividade aborda a diferença entre o migrante e o refugiado. Para aprofundar o tema, pensando na sua relação com Brasil, pode-se sugerir a leitura de reportagens e notícias sobre a situação da Venezuela, da Síria e do Haiti, lembrando que os imigrantes do Haiti são recebidos com um visto humanitário especial, não como refugiados. É importante esclarecer que existem políticas de acolhimento e integração diferenciadas para os refugiados, a partir do reconhecimento de sua situação de vulnerabilidade.
Espero ter ajudado