História, perguntado por LUJUCA, 9 meses atrás

"A migração recebeu maior destaque no Mercosul a partir dos anos 2000. A agenda migratória no Mercosul foi determinada por um protagonismo significativo da Argentina, que havia aprovado sua lei migratória nacional baseada na concessão ampla de direitos aos migrantes no final de 2002. Paralelamente, a Argentina foi a propositora dos Acordos de Residência dos Estados-partes do Mercosul, Bolívia e Chile (AR), promulgados em 2009. Os AR incorporaram a ideia do cidadão do Mercosul como sujeito portador de direitos, entre os quais o direito à regularização, ao trabalho, à educação e à saúde nas mesmas condições que os nacionais do país no qual reside. Após a assinatura dos AR, outros temas passaram a ser discutidos dentro do Mercosul, com ênfase sobre residência, circulação e refugiados."

endo em conta a citação acima e os conteúdos da disciplina, assinale a alternativa que indique corretamente em qual lógica estão calcados os Acordos de Residência do Mercosul:

A Lógica da nacionalidade, uma vez que as vantagens são concedidas apenas a nacionais do bloco.
B Lógica da soberania, uma vez que as vantagens somente são concedidas aos cidadãos que interessam os Estados-membros do bloco.
C
Lógica da necessidade, uma vez que as vantagens são concedidas a profissionais de categorias essenciais às economias do bloco.

D
Lógica humanitária, uma vez que as vantagens somente são concedidas refugiados e indivíduos em deslocamento forçado por razões políticas.

E Lógica bolivariana, uma vez que as vantagens são concedidas a nacionais de toda a América Latina.

Soluções para a tarefa

Respondido por macaibalaura
8

Alternativa A, se pegamos o significado de nacionalidade temos que consiste na condição de um cidadão que pertence a uma determinada nação com a qual se identifica, exercendo sua cidadania que consiste no exercício dos direitos e deveres civis, políticos e sociais estabelecidos na constituição de um país.

Após essa definição breve voltemos ao texto, eles nos diz que “ Os AR incorporaram a ideia do cidadão do Mercosul como sujeito portador de direitos, entre os quais o direito à regularização, ao trabalho, à educação e à saúde nas mesmas condições que os nacionais do país no qual reside.” Logo seus direitos são baseados nas condições dos nacionais, reafirmando a alternativa “a” que nos diz “Lógica da nacionalidade, uma vez que as vantagens são concedidas apenas a nacionais do bloco. ”

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes