a migração da América do sul.ME AJUDEM POR FAVOR
Soluções para a tarefa
Os últimos 25 anos caracterizaram-se, entre outras coisas, pelo aprofundamento dos processos de integração econômica, política e social em todo o mundo. Aos casos emblemáticos da União Europeia (UE) e do Tratado de Livre Comércio da América do Norte (NAFTA, sigla em inglês), é possível agregar, no âmbito sul-americano, as experiências da Comunidade Andina de Nações (CAN), do Mercado Comum do Sul (Mercosul) e, mais recentemente, da União de Nações Sul-americanas (UNASUL).
Tais projetos de integração eram enxergados, na década de 1990, como necessários para que os países da região competissem em um mundo globalizado. Assim, em sua origem, tais processos apresentavam objetivos predominantemente comerciais e econômicos. Por meio da adoção de diversos tratados, instrumentos bilaterais e multilaterais de desgravação tarifária e facilitação do comércio, buscava-se aperfeiçoar a competição entre os países membros e destes com os integrantes de outros blocos regionais. Uma segunda etapa dos processos sul-americanos de integração ocorreu mediante a cooperação político-institucional.
Embora existam exemplos de institucionalidade migratória no marco dos processos de integração da América do Sul – como o Instrumento de Migração Laboral da Comunidade Andina –, a incorporação do tema migratório nos processos de integração tem sido limitada