A mídia é, nas sociedades contemporâneas, o principal instrumento de difusão das visões de mundo e dos projetos políticos; dito de outra forma, é o local em que estão expostas as diversas representações do mundo social, associadas aos diversos grupos e interesses presentes na sociedade. O problema é que os discursos que ela veicula não esgotam a pluralidade de perspectivas e interesses presente na sociedade. As vozes que se fazem ouvir na mídia são representantes das vozes da sociedade, mas esta representação possui um viés. O resultado é que os meios de comunicação reproduzem mal a diversidade social, o que acarreta consequências significativas para o exercício da democracia. Na democracia representativa, a exclusão política toma a forma de silêncio, esse silêncio não é apenas a ausência de um representante no parlamento.
Na perspectiva do autor, os meios de comunicação, para se estabelecerem como espaços democráticos, precisam
a) divulgar os assuntos de corrupção para orientar a prática cidadã.b) reproduzir a multiplicidade de opiniões para ampliar o debate público.c) publicar as discussões intelectuais para conscientizar os grupos sociais.d) limitar os programas de debate para padronizar as propostas partidárias.e) divulgar os financiamentos de campanha para esclarecer a população votante.
Soluções para a tarefa
Respondido por
13
b) reproduzir a multiplicidade de opiniões para ampliar o debate público.
Compreender os mais diversos de discursos, entendendo a importância dos mesmos e assim fazendo com que haja um crescimento de ideias e pensamentos, e dessa maneira a população consegue se identificar com o discurso que mais lhe agrada.
Ocultar debates e pontos de vistas, permite que haja uma falta de democracia nos debates da mídia, ocasionando uma visão unilateral da política e dos acervos que lhes fazem parte, sendo esse um grande problema social.
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Pedagogia,
1 ano atrás