A microbiologia clínica diagnóstica ocupa-se do diagnóstico etiológico das infecções. Os procedimentos laboratoriais utilizados no diagnóstico de causas infecciosas em seres humanos consistem nos seguintes: Identificação morfológica do agente em amostras ou cortes de tecidos corados (microscopia óptica e eletrônica); Isolamento e identificação do agente infeccioso em cultura; Detecção do antígeno do agente por ensaio imunológico; Hibridização DNA-DNA ou DNA-RNA para a detecção de genes específicos do patógeno em amostras do paciente; Detecção e amplificação dos ácidos nucleicos do microrganismo em amostras do paciente; Demonstração das respostas imunológicas humorais ou celulares significativas a determinado agente infeccioso. No campo das doenças infecciosas, os resultados dos exames laboratoriais dependem, em grande parte, da qualidade da amostra, do momento em que o material é coletado e dos cuidados com sua manipulação, bem como da capacidade técnica e da experiência da equipe laboratorial. Fonte: BROOKS G.F.; CARROLL K.C.; BUTEL J.S.; MORSE S.A.; MIETZNER T.A. Microbiologia Médica de Jawetz, Melnick e Adelberg. 26 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014. Frequentemente, cada laboratório de microbiologia estabelece uma série de normas a serem seguidas pelos seus frequentadores baseadas principalmente no nível de risco dos organismos manipulados, ou seja, existem diferentes níveis de biossegurança. No entanto, todos eles englobam normas gerais como: 1- Uso de equipamento de proteção individual obrigatório, como jalecos, sapato fechado, luvas etc. 2- Identificação correta e armazenamento correto em locais adequados de todos os reagentes, especialmente os inflamáveis. 3- Superfícies de trabalho devem ser lisas e de fácil limpeza e desinfecção. 4- Não comer, beber ou fumar dentro do laboratório. 5- Armazenar materiais e vidrarias contaminados de forma segura, limpa-los e esteriliza-los. 6- Lavar e desinfetar as mãos antes e depois de iniciar a atividade laboratorial. Assinale a opção que representa a ordem correta: Escolha uma: a. 1 - 6 - 2 - 3 - 4 - 5. b. 6 - 5 - 3 - 4 - 2 - 1. c. 1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6. d. 6 - 4 - 1 - 2 - 3 - 5. Incorreto e. 1 - 6 - 2 - 3 - 5 - 4.
Soluções para a tarefa
Resposta: a resposrta é - 1 - 6 - 2 - 3 - 4 - 5. corrigido pelo AVA
Explicação:
Resposta:
PÁGINA INICIALMEUS CURSOSMICROBIOLOGIA E IMUNOLOGIAU2 - SEÇÃO 2U2S2 - ATIVIDADE DIAGNÓSTICA
U2S2 - Atividade Diagnóstica
Iniciado em sexta, 20 set 2019, 18:02
Estado Finalizada
Concluída em sexta, 20 set 2019, 18:20
Tempo empregado 18 minutos 13 segundos
Questão 1
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
A microbiologia clínica diagnóstica ocupa-se do diagnóstico etiológico das infecções. Os procedimentos laboratoriais utilizados no diagnóstico de causas infecciosas em seres humanos consistem nos seguintes: Identificação morfológica do agente em amostras ou cortes de tecidos corados (microscopia óptica e eletrônica); Isolamento e identificação do agente infeccioso em cultura; Detecção do antígeno do agente por ensaio imunológico; Hibridização DNA-DNA ou DNA-RNA para a detecção de genes específicos do patógeno em amostras do paciente; Detecção e amplificação dos ácidos nucleicos do microrganismo em amostras do paciente; Demonstração das respostas imunológicas humorais ou celulares significativas a determinado agente infeccioso.
No campo das doenças infecciosas, os resultados dos exames laboratoriais dependem, em grande parte, da qualidade da amostra, do momento em que o material é coletado e dos cuidados com sua manipulação, bem como da capacidade técnica e da experiência da equipe laboratorial.
Fonte: BROOKS G.F.; CARROLL K.C.; BUTEL J.S.; MORSE S.A.; MIETZNER T.A. Microbiologia Médica de Jawetz, Melnick e Adelberg. 26 ed. Porto Alegre: Artmed, 2014.
Frequentemente, cada laboratório de microbiologia estabelece uma série de normas a serem seguidas pelos seus frequentadores baseadas principalmente no nível de risco dos organismos manipulados, ou seja, existem diferentes níveis de biossegurança. No entanto, todos eles englobam normas gerais como:
1- Uso de equipamento de proteção individual obrigatório, como jalecos, sapato fechado, luvas etc.
2- Identificação correta e armazenamento correto em locais adequados de todos os reagentes, especialmente os inflamáveis.
3- Superfícies de trabalho devem ser lisas e de fácil limpeza e desinfecção.
4- Não comer, beber ou fumar dentro do laboratório.
5- Armazenar materiais e vidrarias contaminados de forma segura, limpa-los e esteriliza-los.
6- Lavar e desinfetar as mãos antes e depois de iniciar a atividade laboratorial.
Assinale a opção que representa a ordem correta:
Escolha uma:
a.
1 - 6 - 2 - 3 - 4 - 5. Correto
b.
1 - 2 - 3 - 4 - 5 - 6.
c.
1 - 6 - 2 - 3 - 5 - 4.
d.
6 - 4 - 1 - 2 - 3 - 5.
e.
6 - 5 - 3 - 4 - 2 - 1.
Questão 2
Correto
Não marcadaMarcar questão
Texto da questão
Patogênese viral é o processo que ocorre durante a infecção viral de um hospedeiro. Como a infecção viral não resulta sempre em doença aparente ou imediata, a fronteira entre infecção e doença torna-se menos clara. Desta forma, é mais adequado considerar a patogênese da infecção viral, independente da produção de doença imediata ou aparente. Nem todos os microrganismos são capazes de penetrar o organismo humano e levar à uma doença. No caso dos vírus, cerca de 21 famílias de vírus têm essa capacidade, sendo que uma mesma família pode ser responsável por diferentes doenças. Assim, uma vez dentro do organismo e obtendo sucesso em seu ciclo replicativo, os vírus podem vir a ser detectados pelo sistema imune.
Em relação às principais doenças que acometem os humanos, analise as seguintes afirmativas:
I- Centenas de células infectadas são eliminadas pelas células de defesa do organismo como resultado da resposta imunológica.
II- A resposta imunológica causa a liberação de enzimas, citocinas, hormônios e tantas outras substâncias orgânicas que podem levar aos efeitos, danosos ou não, conhecidos como sintomas.
III- Quando adoecemos, não apenas por infecção viral, mas por outros agentes, nos sentimos mal: é a combinação da alteração do funcionamento celular e da resposta imune do corpo.
IV- Uma das substâncias responsáveis por esses sintomas, mas que também atua como um alerta para as células de defesa, é denominada infexion.
V- Os sintomas mais típicos em viroses comuns são cansaço excessivo, mal-estar, moleza, febre em diversas intensidades, dor generalizada entre outros.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta:
Escolha uma:
a. Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
b.
Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c.
Apenas as afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d.
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e.
Apenas as afirmativas I, II, III e V estão corretas. Correto
Explicação: