“[...] a micro-história foi ao mesmo tempo parte atuante e resultado, produtora e produto de um panorama historiográfico que não deixou de transformar-se continuamente. No caminho, seu programa original foi igualmente alterado, incorporando novas questões e se contrapondo às novas simplificações que passaram a também ocupar um lugar importante no debate histórico. Exatamente pela sua capacidade de reagir e de dialogar com um panorama historiográfico cambiante, a micro-história e as questões por ela levantadas foram capazes de ser incorporadas e combinadas a contextos historiográficos e de pesquisa profundamente diferentes daqueles em que ela havia sido originalmente pensada” (LIMA FILHO, Henrique Espada Rodrigues. Micro-História. In: CARDOSO, Ciro Flamarion; VAINFAS, Ronaldo (Orgs.). Novos domínios da história. Rio de Janeiro: Elsevier, 2012. p. 221).
No que se refere à micro-história enquanto abordagem histórica é possível afirmar que:
a) Mesmo sendo praticada, discutida e ampliada há mais de quatro décadas, ainda é um campo em constante renovação, não estabelecendo método e teoria fixos, mas operando com diversas possibilidades de ligação dentro e fora da história.
b) As grandes modificações nas bases da micro-história no decorrer das últimas quatro décadas não permitiram que ela se constituísse como um campo historiográfico definido e, por mais que ela atraia adeptos não há possibilidade empírica para a sua aplicação.
c) Nascida no interior da História Social como uma crítica ao marxismo ortodoxo, a micro-história, desde a sua fundação, amplia suas discussões ao se acercar da história cultural proposta pela virada linguística.
d) A possibilidade de renovação da micro-história a estabelece hoje como caminho por excelência para os estudos das classes subalternas, na medida em que já se esgotaram as possibilidades de pesquisas sobre os grupos coletivos.
e) A micro-história, devido à capacidade de ser incorporada e combinada a contextos historiográficos muito diversos daqueles em que havia sido originalmente pensada, tem a cada dia se afastado mais da História Social, sendo muito mais utilizada nos estudos contemplados na História Cultural.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
foi mal
Explicação:
nao sei
Respondido por
0
Resposta:
Explicação:
Perguntas interessantes
Matemática,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
Inglês,
4 meses atrás
Física,
4 meses atrás
Matemática,
4 meses atrás
História,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás