História, perguntado por agustinmendiol3098, 10 meses atrás

A metrópole industrial do passado integrava no espaço urbano diversos processos produtivos, ocorrendo uma concentração espacial das plantas de fábrica, da infraestrutura e dos trabalhadores. Na metrópole contemporânea predomina uma dispersão territorial das atividades econômicas e da força de trabalho. Nesta, a produção fabril tende a se instalar na periferia ou nos arredores do perímetro urbano, enquanto as atividades associadas ao poder financeiro, político e econômico concentram-se na área urbana mais adensada. (Como principal característica da metrópole contemporânea, destaca-se a) a concentração da atividade industrial e das funções administrativas das empresas no mesmo local. b) o aumento da densidade demográfica nas áreas do antigo centro histórico da metrópole. c) a concentração do poder decisório da administração pública e das empresas em uma única área da metrópole. d) a diversificação das atividades comerciais e de serviços na área do perímetro urbano.

#UNICAMP

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
30

Sobre os aspectos da metrópole industrial, a resposta certa é a:

d) a diversificação das atividades comerciais e de serviços na área do perímetro urbano.

Isso porque o texto fala sobre as formas como as cidades se desenvolveram durante o período posterior a revolução industrial em que nos grande centros urbanos passou a funcionar as atividades financeiras e administrativas do estado enquanto na periferia se localizavam as indústrias.

Importante notar que os trabalhadores da industrial se localizavam próximos as fábricas o que moldou a cidade de forma a haver a concentração das pessoas mais pobres em locais mais afastados e desprovidos de infraestrutura.

espero ter ajudado!

Perguntas interessantes