História, perguntado por Licinhaah5044, 9 meses atrás

"A mestiçagem é a linguagem privilegiada pelos Karajá de Buridina para falar da mistura, justamente porque o corpo mestiço, contendo em si os dois sangues, sem nunca misturá-los, encarna ele próprio o modelo da relação entre as perspectivas: contendo ambos os pontos de vista em si, ele é a própria relação".


Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Questão indígena no Brasil: uma perspectiva histórica sobre a classificação dos mestiços elaborada pelos carajás, é correto afirmar que:



A O conceito de índio puro corresponde ao fruto do casamento de dois membros dos carajás.



B O tori, que designa o filho de mestiços com índio puro, é descendente de casamento com outros índios puros.



C O termo tori também é utilizado para nomear os índios puros, ou seja, filhos de pai e mãe carajás.



D Os carajás discordam que casamentos com brancos provocam uma quebra nas relaç

Soluções para a tarefa

Respondido por Fernando9100
1

Embora incompleta, a alternativa correta é a letra d).

Uma interpretação cuidadosa do enunciado permite inferir que os Karajá de Buridina não eram contrários à miscigenação de pessoas de sua tribo com o homem branco (ou seja, eles não eram racistas).

De alguma maneira, eles acreditavam que o indivíduo miscigenado conteria dentre de si dois pontos de vista, o do índio Karajá e o do homem branco.

Diferentemente do ponto de vista dos europeus, que consideravam que a mistura de raças gerava indivíduos de alguma maneira inferiores (ponto de vista racista predominante na cultura ocidental por muito tempo), os Karajás não enxergavam problemas nisso.

Assim, a alternativa que mais faz sentido é a opção d).

Espero ter ajudado, qualquer coisa, pergunte.

Perguntas interessantes