Filosofia, perguntado por evellynfigueiredo4, 10 meses atrás

A memória é uma lacuna onde sempre estamos preenchendo. Temos como exemplo, o cachorro, eles são capazes de reconhecer o dono mesmo depois de anos, eles também tem a capacidade de se comportar da maneira que foi treinado, com expectativas futuras como receber alimentos, afetos etc. No caso do ser humano, é totalmente diferente, temos a capacidade de lembrar ou esquecer situações passadas, por funções emocionais, podemos também recriar e recontar uma situação passada, e até fazer planos para o futuro e traçar uma meta individual ou até coletiva, em funções desses fatores, algo que nenhum outro animal tem a capacidade de fazer.

além disso, sentimos angústia e nos sentimos desesperados, principalmente por termos consciência de atos passados, e de que um futuro nos aguarda. Temos também consciência de que devemos honrar os compromissos assumidos no passado, e por verem esses compromissos são tantos e difíceis que acabamos perdendo o controle.

Porém a memória não é só fonte de angustia e desespero. Ela nos possibilita de reconhecer lugares e pessoas familiares, de nos sentirmos em casa, por isso buscando evitar no futuro experiências, que se relevarem desagradáveis no passado: reconhecendo nosso nome, nacionalidade, profissões, amigos, familiares, desafeto, etc. É a memória que permite que saibamos quem somos, qual é a nossa identidade pessoal e social.

Na mitologia grega, a memória era identificada com uma divindade chama da Mnemosine. Filha de Urano e Gaia, que eram divindades primordiais forma do Universo, Mnemosine teria se juntado a Zeus, deus dos deuses, durante nove dias, e dado origem as musas, que são nove divindades protetoras das artes e da história. De acordo com a narrativa mitica, as almas que habitam uma esfera superior, antes de encamar, são obrigadas a beber da agua do rio Lethe, que é o rio do esquecimento. Por isso, somas incapazes de nos lembrar do estado ent que nos encontrávamos antes de a alma ter se unido ao corpo material. A memória, para o poeta e para o historiador, é fundamental, pois é por meio dela que eles declamam uma poesia de cor ou evitam que os fatos do passado sejam esquecidos.

alguém pode fazer uma interpretação grande disso????​

Soluções para a tarefa

Respondido por leonardoresp12
1

Resposta:

é sim

Explicação:

Perguntas interessantes