A memória é um sistema ativo que recebe, armazena, organiza, modifica e recupera a informação. Podemos afirmar que a memória humana não só serve para representar e recordar o aprendido, como também para esquecê-lo quando deixa de ser útil ou eficaz. Por isso, dizemos que as pessoas têm memórias sensorial de curto prazo e de longo prazo. O esquecimento tem um alto valor adaptativo, já que nos permite, entre outras coisas, escapar do peso esmagador de nossas lembranças ou da inútil carga de tantos e tantos conhecimentos inúteis que algum dia tivemos de aprender. Sobre esse processo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A memória é um sistema limitado em capacidade e duração, totalmente caótico e reduzido às aprendizagens realmente importantes, por isso, tem-se a classificação de memória curta e memória longa.
( ) A memória de curto prazo é também denominada de memória de trabalho, serve como um depósito temporário para pequenas quantidades de informações.
( ) A memória de longo prazo ou memória permanente tem a função de organizar e manter disponível a informação durante períodos mais longos.
( ) A memória permanente pode ser um amplificador muito eficaz de nossa reduzida memória de trabalho, mas esta, por sua vez, deve ser o alto-falante através do qual ouvimos a voz de nossa memória, de nossas aprendizagens acumuladas e organizadas.
Assinale a alterntiva que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - V.
c) V - V - F - V.
d) F - F - V - F.
Soluções para a tarefa
Resposta: LETRA B ( F - V - V - V )
Explicação: A MEMÓRIA DE LONGO PRAZO NÃO TEM FIM. VOCÊ NÃO ESQUECE SEU NOME, O IDIOMA QUE FALA E ETC.
Os três grandes sistemas de processamento da memória: sensorial,
de curto prazo e de longo prazo. A memória sensorial é aquela que capta a informação que nos chega pelos sentidos. Mesmo quando não estamos prestando atenção, nossos sentidos estão sendo bombardeados, Continuamente, por grande volume de informações visuais, auditivas e táteis. A memória de curto prazo é também denominada de memória de trabalho, serve como um depósito temporário para pequenas quantidades de informações. A menos que a informação seja importante, ela logo sai deste depósito e pode se perder, temporariamente ou para sempre. Esse tipo de memória evita que nossas mentes acumulem nomes, datas, números e outras informações desnecessárias. A memória de trabalho pode ser considerada também como um processo funcional de distribuição de recursos, ou seja, seria a cabine de comando da qual se distribuem os recursos cognitivos, sempre limitados, da mente humana, para executar as múltiplas tarefas com que se depara.