A membrana plasmática é uma barreira lipoproteica que separa dois meios aquosos, o meio intracelular e o extracelular. O principal componente lipídico é o fosfolipídeo, uma molécula que possui uma porção polar (grupo cabeça) e uma porção apolar (ácidos graxos). Para a formação da membrana plasmática, os fosfolipídeos interagem entre si por meio de ligações intermoleculares e também interagem com os meios aquosos.
Considerando o contexto apresentado pelo texto, analise as seguintes afirmativas:
I. Nos fosfolipídeos, os ácidos graxos interagem entre si por ligações de van der Waals, o que permite a estabilidade e a fluidez da membrana plasmática.
II. As porções polares dos fosfolipídeos interagem com as moléculas de água dos meios intracelular e extracelular por ligações de hidrogênio.
III. As ligações de van der Waals entre as porções apolares dos fosfolipídeos são do tipo covalente, o que resulta em rigidez da membrana plasmática.
Soluções para a tarefa
As afirmativas corretas são I e II.
A membrana a é formada por fosfolipídeos que apresentam uma região da molécula hidrofílica, que interage com a água, e uma cauda apolar ou hidrofóbica (formada pela cadeia de hidrocarboneto de ácidos graxos) que “foge” da água. Além disso, as interações entre ácidos graxos permitem a fluidez da membrana plasmática.
Fluidez da membrana plasmática
A membrana não é rígida. Os fosfolipídeos se movem lateralmente, rotacionam sobre seus próprios eixos e podem apresentar movimento nas caudas dos ácidos graxos.
Além destes, os fosfolipídeos podem passar de uma das metades da bicamada da membrana para a outra (flip-flop), o que raramente ocorre.
Este movimento necessita do auxílio de proteínas específicas. O conjunto de movimentos é de tal ordem que a membrana se comporta como um líquido bidimensional, historicamente referido como “fluído”.
Leia mais sobre estrutura da membrana plasmática em: https://brainly.com.br/tarefa/20536585
#SPJ1