Física, perguntado por Dl3g0067, 1 ano atrás

a membrana plasmática é um envoltório celular totalmente permeável que se deixa atravessar livremente por qualquer substância que possa entrar ou sair da célula Você concorda com essa afirmação explique sua resposta​

Soluções para a tarefa

Respondido por LeonamVinicius
2

A afirmação em questão é incorreta em dois pontos:

I) ''A membrana plasmática é um envoltório celular totalmente permeável''

         A membrana plasmática é sim um envoltório celular que reveste mais externamente as células animais e está logo atrás da parede celular no caso de células vegetais. Entretanto, este envoltório não é totalmente permeável. A membrana plasmática possui o que se denomina de permeabilidade seletiva, isto é, o que entra e sai da célula é controlado.

         É no contexto de transporte de substâncias através da membrana que entram as definições de osmose, difusão e transporte ativo. Apesar de nem todos esses tipos de transporte serem auxiliados por uma proteína carreadora -- como é o caso da difusão simples e da osmose -- há um controle principalmente relacionado a quantidade de soluto dentro e fora da célula. Essa concentração é importante para definir se a entrada ou saída do soluto irá ocorrer com ou sem gasto de energia, isto é, se o soluto está indo contra ou à favor do gradiente de concentração, respectivamente.

II) ''que se deixa atravessar livremente por qualquer substância que possa entrar ou sair da célula''

         Na verdade, o que ocorre é que cada célula irá receber determinados tipos de substância, o que nos leva a entender que a membrana plasmática é ainda mais seletiva se considerarmos o tipo e a localização da célula. Por exemplo, os fagócitos são células de defesa do nosso corpo que ''ingerem'' partículas estranhas, entretanto, não são todas as células que apresentam essa especialização.

         Apesar dessas células especializas existirem, há substâncias que todas ou quase todas as células do corpo necessitam receber para que haja a nutrição das mesmas, como é o caso de sais minerais, água, oxigênio e afins. Mas mesmo essas substâncias necessárias são controladas de algum modo pela célula, as vezes com gasto de energia, as vezes sem.

         Portanto, a afirmação é incorreta, basicamente, porque a membrana plasmática, tanto em células animais quanto vegetais, possui uma característica seletiva, isto é, o que entra e sai da célula é controlado. Esse controle pode ser baseado nas substâncias que a célula necessita englobar ou excretar, na concentração dentro e fora da célula e na especialização da mesma (como o caso de fagócitos, que são especializados para englobar substâncias estranhas ao corpo).

       


Dl3g0067: caraca...que reaposta hein amigoVlw cara
LeonamVinicius: Busco ajudar, posso ter me expressado mal em algum ponto, se sim, perdão. Qualquer coisa é só chamar que eu tento explicar melhor ou de outro modo. ^^
Perguntas interessantes