"A membrana plasmática é muito mais do que o pacote envolvendo o conteúdo celular",resume o biológico Bruno Pontes,pesquisador da universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).A) Observado a sua estrutura,descreva a sua função e os tipos de transportes que ocorrem através dela:
Soluções para a tarefa
Resposta:
É uma estrutura celular que atua delimitando as células, separando o interior celular do ambiente e funcionando como uma barreira que seleciona o que entra e o que sai.
O transporte é passivo quando não envolve gasto de energia e ativo quando ocorre o gasto de energia.
Transporte passivo
Difusão simples: Na difusão simples, observa-se o movimento de uma substância do meio mais concentrado para o meio menos concentrado.
Osmose: Na osmose, o que se observa é a difusão do solvente pela membrana permeável do meio menos concentrado para o meio mais concentrado.
Difusão facilitada: Nesse processo, a transferência de substâncias acontece com a ajuda de proteínas carreadoras.
Transporte ativo
Bomba de sódio-potássio: Nesse processo, ocorre o bombeamento de íons contra o gradiente de concentração. Na bomba de sódio-potássio, ocorre o bombeamento de sódio para fora da célula e potássio para o seu interior.
Em macromoléculas e partículas maiores entram em saem das células por processo mais complexos, como a endocitose e exocitose.
A endocitose é um processo que garante a entrada de substância por meio da formação de vesículas que se invaginam e posteriormente se destacam da membrana plasmática.
Na exocitose, ocorre a liberação de um conteúdo que está dentro da célula. Nesse processo, as vesículas migram até a membrana, fusionam-se a ela e liberam o conteúdo para fora da célula.
Explicação: