A membrana plasmática, devido á sua composição química lipoproteica, é permeável a muitas substâncias de natureza semelhante. Alguns íons também entram e saem da membrana com facilidade, devido ao seu tamanho. No entanto, certas moléculas, como a glicose, precisam de uma ajudinha extra para entrar na celula sem gasto energia.
No texto, e na ordem em que aparecem, autora se refere:
a. ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, á osmose e ao transporte passivo.
b. á permeabilidade seletiva da membrana plasmática, ao transporte ativo e ao transporte passivo.
c. aos poros da membrana plasmática, á osmose e a difusão facilitada.
d. ao modelo mosaico-fluído da membrana plasmática, á difusão e á difusão facilitada.
Soluções para a tarefa
1.) Permeabilidade seletiva, deixando passsa por difusão simples somente compostos aplolares.
2.) Transporte ativo de íons.
3.)Transporte sem gasto de energia : Transporte Passivo
Bons Estudos ( ͡° ͜ʖ ͡°)
Resposta: A
Explicação:
A membrana plasmática é formada por uma dupla camada de fosfolipídios, onde se encontram inseridas moléculas de proteínas – é o modelo mosaico-fluido, proposto por Singer e Nicholson. A passagem de substâncias pela membrana, pode ser por mecanismos passivos ou ativos. Os íons podem fluir pela membrana por processo passivo (principalmente a difusão facilitada – que envolve proteína transportadora) e por processo ativo (quando migram contra um gradiente de concentração).
Moléculas grandes, como a glicose, entram por difusão facilitada, com auxílio das proteínas carreadoras (permeases) e por transporte ativo.
Seguindo as recomendações do enunciado, por exclusão, temos a letra A como resposta, embora o transporte de moléculas grandes nem sempre ocorra por transporte ativo, como comentamos acima.
FONTE: Biologia Resolvida . com.br