´´A medida que o africano se integrou à sociedade brasileira tornou-se afro-brasileiro e, mais do que isso, brasileiro. Usamos o termo afro-brasileiro para indicar produtos das mestiçagens para os quais as principais matrizes são as africanas e as lusitanas, frequentemente com pitadas de elementos indígenas, sem ignorar que tais manifestações são, acima de tudo, brasileiras``. SOUZA, Marina de Mello e. África e Brasil africano. São Paulo: Ática, 2012. p. 132. Refletindo sobre a construção da identidade cultural brasileira, é possível inferir que: *
A- o africano, mesmo tendo papel relevante, fica à margem de uma influência decisiva na construção de nossa linguagem corporal.
B- o mosaico multiétnico formador de nossa cultura e nosso povo passa, necessariamente, pela miscigenação entre lusos, índios e africanos.
C- a construção dos símbolos que integram nossa condição de brasileiros deixa prevalecer a identidade lusa, que se combina aos elementos indígenas.
D- a modelagem do povo brasileiro está relacionada à nossa micro África, que nomeia e denomina os afro-brasileiros incondicionalmente a partir dos quilombos.
E- o campo cultural África-Brasil faz prevalecer a identidade africana sobre as demais etnias formadoras de nosso povo, subjugando o patrimônio luso.
Soluções para a tarefa
Respondido por
5
Resposta:
a
Explicação:
Perguntas interessantes
Espanhol,
7 meses atrás
Matemática,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás