A medida que,a partir dos anos 70,amplia-se uma cultura democrática no Brasil,Que os movimentos sociais, junto com outros setores democráticos vão arrombando
Soluções para a tarefa
Olá!
Parece que você esqueceu as alternativas.
Considerando o texto e essa conjuntura, analise as afirmativas, tendo em vista o significado da participação social:
I. Participar da gestão dos interesses coletivos significa participar do governo da sociedade, disputar espaço no Estado e no mercado, nos espaços de definição e execução das políticas públicas.
II. Os movimentos sociais têm, apesar das limitações e precariedades, construído contrapartidas que colocam num outro patamar de dignidade e respeito setores excluídos da sociedade, rompendo as fronteiras dos espaços onde têm sido confinados.
III. Ampliar a tolerância, o respeito democrático pelo diferente, eliminar as segregações raciais, de gênero, de opção sexual, entre outras, é o resultado da incidência de práticas participativas que constroem e modificam os valores sociais.
IV. Participar significa questionar o monopólio do Estado como gestor da coisa pública, construir espaços públicos não estatais, abrir caminhos para o aprendizado da negociação democrática e afirmar a importância do controle social sobre o Estado.
Agora podemos responder corretamente.
Apenas as alternativas I, II e III estão corretas.
A última alternativa possui algumas incoerências, pois as manifestações sociais e a participação popular não tem como objetivo o controle social sobre o Estado, muito pelo contrário, ela direciona os argumentos para o Estado, este, que com seu poder, viabiliza condições para uma vida digna para os setores menos favorecidos da sociedade.
Além disso, é importante que a manifestação aconteça, e, que a participação popular realize movimentos em prol da mudança em atos para a liberdade e proteção do povo.
Valeu!
Resposta:
D. Participar significa questionar o monopólio do Estado como gestor da coisa pública, construir espaços públicos não estatais, abrir caminhos para o aprendizado da negociação democrática e afirmar a importância do controle social sobre o Estado.
Explicação: A verdadeira participação social implica em questionar a abrangência das ações do Estado quanto aos direitos das minorias e construir e fortalecer esses espaços democráticos.