A Medicina Legal é um conhecimento interdisciplinar com vínculos na Medicina e no Direito. No campo jurídico, ela fornece informações relevantes para que, em casos de crimes, tanto vítimas como acusados possam ter justa resposta do Estado. No que diz respeito às perícias médico-legais, analise as sentenças a seguir:
I- As perícias médico-legais são relevantes para o andamento dos processos penais decorrentes de lesão corporal ou mortes.
II- Os profissionais da área jurídica devem possuir conhecimentos básicos de Medicina Legal a fim de solicitarem e interpretarem laudos periciais.
III- Uma vez emitido o Laudo Pericial por um médico legista, um juiz de direito não poderá rejeitá-lo.
IV- A autoridade judiciária poderá ordenar que se proceda a novo exame, por outros peritos, se julgar conveniente.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) As sentenças I e III estão corretas.
B) As sentenças II e III estão corretas.
C) As sentenças I, II e IV estão corretas.
D) As sentenças I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa C (I, II e IV)
Explicação:
gabarito da prova
De acordo com os vínculos existentes entre a medicina e o direito, torna - se possível dizer que as perícias chamadas de medicinas legais são importantes para a continuação dos processos penais por lesão corporal e por isso a alternativa C é a correta, sendo I, II e IV.
Relação da medicina e o direito
A relação existente entre a medicina e o direito pode ser compreendida como uma junção que busca a partir de bases jurídicas auxiliar os processos de perícia e exames para facilitar os laudos periciais.
Desse modo, a medicina legal possui um papel importante no direito por fortalecer e dar relevância ao processo jurídico, seja por lesões corporais ou morte.
Para saber mais sobre Laudo pericial, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/51438014
#SPJ1