A maturidade da ciência social brasileira não nasceu do acaso, mas sim resultado de um lento processo de reflexões e interpretações de categorias sociológicas oriundas da Europa e que, gradativamente, através de um processo de crescente autonomia foi se desprendendo da lógica europeizante para pensar o Brasil pelo Brasil. Sobre a sociologia brasileira, anote o único enunciado considerado INCORRETO: * 1 ponto a) O principal interesse da sociologia acadêmica brasileira nascente, era a valorização do pensamento de pioneiros nacionais na interpretação do Brasil na tentativa de explicar nosso atraso em relação a países capitalistas vanguardistas. b)Autores da envergadura de Euclides da Cunha, Caio Prado Jr., Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, dentre outros, marcaram suas posições teóricas inicialmente sob a ótica de uma sociologia compreensiva para decifrar a especificidade de nossa formação social. c) Se examinarmos o desenvolvimento da sociologia no Brasil, autores como Holanda ou Freyre, por volta da década de 1930, debruçaram-se sobre as relações entre a tradição a modernidade no Brasil. d) O objeto principal de calorosas discussões girava em torno da questão da pós-modernidade. Dito de outra forma, se o Brasil havia adentrado em uma verdadeira pós-modernidade ou em uma pseudo pós-modernidade. e) A expressão adequada para caracterizar a anomalia nacional, objeto de reflexões sociológicas, teve o nome de “patologia da modernidade”, conceito emprestado das ciências médicas ou biológicas para retratar uma deficiência de nossa gestão nacional.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sobre a sociologia brasileira, anote o único enunciado considerado INCORRETO:
a) O principal interesse da sociologia acadêmica brasileira nascente, era a valorização do pensamento de pioneiros nacionais na interpretação do Brasil na tentativa de explicar nosso atraso em relação a países capitalistas vanguardistas. (correto)
b) Autores da envergadura de Euclides da Cunha, Caio Prado Jr., Gilberto Freyre, Sérgio Buarque de Holanda, dentre outros, marcaram suas posições teóricas inicialmente sob a ótica de uma sociologia compreensiva para decifrar a especificidade de nossa formação social. (correto)
c) Se examinarmos o desenvolvimento da sociologia no Brasil, autores como Holanda ou Freyre, por volta da década de 1930, debruçaram-se sobre as relações entre a tradição a modernidade no Brasil. (correto)
d) O objeto principal de calorosas discussões girava em torno da questão da pós-modernidade. Dito de outra forma, se o Brasil havia adentrado em uma verdadeira pós-modernidade ou em uma pseudo pós-modernidade. (INCORRETO)
e) A expressão adequada para caracterizar a anomalia nacional, objeto de reflexões sociológicas, teve o nome de “patologia da modernidade”, conceito emprestado das ciências médicas ou biológicas para retratar uma deficiência de nossa gestão nacional. (correto)
A única alternativa que não enquadra sobre a sociologia brasileira é a LETRA D. Essa questão já caiu em seleção de professores de sociologia de instituição federais.
Espero ter ajudado, bons estudos!
Resposta:
O objeto principal de calorosas discussões girava em torno da questão da pós-modernidade. Dito de outra forma, se o Brasil havia adentrado em uma verdadeira pós-modernidade ou em uma pseudo pós-modernidade.
Explicação:PONTUAÇÃO TOTAL: 5PONTUAÇÃO OBTIDA 5