A Matriz GUT, também conhecida como Matriz de Priorização, trata da análise dos problemas da organização, sendo classificada conforme:
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ferramenta GUT é uma das mais populares. GUT é um acrônimo de Gravidade, Urgência e Tendência. Basicamente, uma forma de categorizar as ações ou decisões tendo em vista a resolução de um problema.
Primeiramente, definimos os problemas quer precisamos categorizar. Depois, damos uma nota de 1 a 5 ao item Gravidade, considerando o potencial de dano que o problema pode gerar se não for resolvido. Em seguida, fazemos o mesmo com a Urgência, para definir a questão do tempo em que o problema deve ser resolvido. Finalmente, classificamos a Tendência, que representa o tipo de desenvolvimento que pode ocorrer caso algo não seja feito.
Resposta:
A Mariz GUT foi criada por Charles H. Kepner e Benjamin B. Tregoe, na década de 80, e tinha como propósito ajudar na resolução de problemas complexos das indústrias americanas e japonesas. Em sua essência, a Matriz GUT é uma ferramenta da qualidade utilizada para a priorização de tomadas de decisões. Por esse motivo, também é conhecida como Matriz de Prioridades.
O termo GUT, na verdade é um acrônimo que faz referência a:
G = Gravidade
U = Urgência
T = Tendência.
A Matriz GUT utiliza desses três elementos para classificar algum problema ou ação e, com isso, priorizá-lo. Uma definição mais detalhada desse acrônimo é apresentada a seguir:
Gravidade
Representa o impacto do problema para os envolvidos, caso ele esteja acontecendo ou venha acontecer. É o momento de analisar o quão grave é (será) o problema ou ação para a empresa, processo ou pessoas.
Urgência
Representa o prazo ou tempo disponível para a resolução do problema ou execução da ação. Quanto mais urgente for, menor será o tempo disponível para trabalhar no problema ou ação.
Tendência
Representa o potencial de crescimento do problema ou ação, ou seja, a probabilidade de se agravar com o passar do tempo (caso nada seja feito). Além do crescimento, a tendência de redução ou desaparecimento do problema também podem ser consideradas na análise da tendência.