A Matemática Financeira visa estudar o valor do dinheiro no tempo nas aplicações e nos pagamentos de empréstimos. Ainda, fornece instrumentos para o estudo e a avaliação das formas de aplicação de dinheiro, bem como de pagamento de empréstimos (HAZZAN e POMPEO, 2014, p. 1).
É comum a aquisição de bens, a realização de empréstimos. De acordo com Nascimento (2011, p. 103) se não fosse o crédito, haveria uma única modalidade de pagamento a` vista, a demanda por diversos produtos certamente se reduziria, especialmente em se tratando da compra e venda envolvendo valores relativamente altos, como e´ o caso de casa própria, automóvel, entre outros bens.
Ao decidir comprar um apartamento, por exemplo, você pode realizar um financiamento desse bem. As formas de pagamento desse financiamento são chamadas sistemas de amortização, que são métodos usados para cálculo de determinados empréstimos.
Você deseja financiar um apartamento. Com base, na sua situação financeira, na situação econômica do nosso país, apresente e justifique qual sistema de amortização você optaria por realizar o financiamento desse apartamento: Sistema SAC – Sistema de Amortização Constante ou Sistema PRICE – Sistema Francês de Amortização?
Após apresentar sua resposta e justificar qual sistema de amortização escolheria, o próximo passo é discutir com seus colegas!
Acompanhe as postagens de seus colegas e escolha, dentre elas, as que chame a sua atenção. Escreva para os colegas escolhidosum comentário, justificando a sua posição em relação à escolha deles. Essa posição pode ser à favor ou contrária à escolhida por eles, o importante é que você tenha uma justificativa plausível!
Os materiais, a seguir, poderão auxiliá-lo na discussão e na justificativa que você precisará apresentar.
Soluções para a tarefa
Primeiramente é necessário entender a diferença destes sistemas de amortização, vejamos: Tabela Price: (ou Sistema Francês de Amortização) é amplamente utilizada por ser o único sistema que permite o pagamento em parcelas iguais e periódicas ao longo do prazo do empréstimo. As prestações calculadas neste sistema são constantes. Cada prestação é composta de uma cota de amortização e juros, que variam em sentido inverso ao longo do prazo de financiamento. A prestação inicial tende a ser menor, é só é aumentada em razão da aplicação da TR. Outro ponto importante a destacar, é que só se percebe a diminuição do Saldo Devedor, com aproximadamente 50% das prestações pagas. SAC (Sistema de Amortização Constante): Trata-se do sistema atualmente mais utilizado pelos bancos. Ao longo do prazo a amortização é constante, reduzindo o principal. Como os juros são calculados com base no principal, este tende a ser decrescente. Assim, neste sistema a parcela inicial é maior, porém decresce ao longo do prazo. O Saldo devedor decresce a partir do 1º pagamento das prestações. O sistema SAC você amortiza mais no começo do contrato o que torna a 1ª prestação do financiamento, em média, 25% maior do que na Price, quando consideramos a mesma taxa de juros. No entanto, quando comparamos o valor final pago no financiamento, sem considerar a correção monetária, no sistema SAC esse valor será 15% menor do que na PRICE. Em cenários de instabilidade econômica é importante a preocupação sobre qual sistema de amortização e correção escolher. No entanto, essa é uma decisão que merece considerar vários aspectos, como: Comprometimento de Renda, percentual máximo Financiado, prazo e taxa de juros. Diferenças SAC Tabela PRICE Prestações Decrescentes Constantes Amortizações Constantes Crescentes Juros Decrescentes Decrescentes Vantagem Saldo devedor diminui mais rapidamente em relação a Tabela Price, o valor das prestações cai continuamente Valor da prestação é o mesmo durante o financiamento e a prestação inicial é menor em relação a calculada pela SAC Desvantagem Prestação inicial maior em relação a calculada pela Tabela Price, e o valor das prestações varia todo mês Saldo devedor diminui mais lentamente em relação a SAC, o valor das prestações não diminui
O apartamento deveria ser comprado com o sistema de amortizações constantes, pois os juros são simples.
Esta questão está relacionada com sistema de amortizações constantes. Nesse caso, utilizamos os juros simples, que são calculados multiplicando o saldo devedor do mês anterior.
Inicialmente, devemos determinar o valor da amortização mensal, referente a razão entre o saldo devedor e o número de parcelas. Depois, calculamos os juros e a prestação será a adição entre essas duas parcelas. Assim, o saldo devedor decai conforme os valores amortizados.
Além desse, também temos o sistema Price, que está relacionada com amortização mensal sob juros compostos. Então, utilizamos a seguinte equação para relacionar o valor presente e a prestação:
Onde:
PV: valor presente;
PMT: prestação mensal;
i: taxa de juros;
n: número de períodos.
Devemos nos atentar que a taxa de juros e o período devem estar sob mesma unidade de tempo, em ambos os sistemas.
Mais conteúdo abaixo:
https://brainly.com.br/tarefa/19527201
https://brainly.com.br/tarefa/19536458
https://brainly.com.br/tarefa/19350918