A matemática financeira está no nosso dia a dia, assim como nas rotinas das empresas. Você sabia que na contabilização (registro) os juros devem estar separado do valor do capital? Vamos aprender alguns conceitos e aprender a separar estes dois valores?
As operações financeiras estão nas operações de desconto para pagamento à vista, está nos juros para pagamento parcelado, está na multa dos pagamentos em atraso, está nos empréstimos e financiamentos, ou seja, está em muitas rotinas financeiras de uma empresa.
ATIVIDADE PROPOSTA
Uma sociedade empresarial efetuou uma compra de mercadorias para revenda. Para pagamento à vista, o valor desta aquisição corresponde a R$ 85.000,00. Considerando que a empresa não tenha recursos suficientes para efetuar o pagamento à vista, o fornecedor concedeu um prazo de 2 trimestres para o pagamento integral da compra, no entanto, o valor devido no vencimento corresponde a R$ 97.750,00.
Analisando o caso fictício acima é possível identificar informações dos seguintes elementos financeiros: Capital/Valor Presente; Juros; Montante/Valor Futuro; Prazo; e Taxa. PEDE-SE: Elabore um texto abordando o conceito e as características dos seguintes elementos financeiros: Capital; Montante; Juros; Prazo; e Taxa.
Soluções para a tarefa
O Capital representa a disponibilidade financeira que a pessoa ou empresa possui para fazer um determinado investimento. Desse modo, o Capital é a base para o crescimento de um patrimônio.
Por outro lado, o Montante representa o Capital acrescido ou somado aos juros do investimento. Desse modo, o Montante contém os ganhos realizados em um investimento.
Nessa dimensão da realidade, os Juros representam a remuneração do Capital disponibilizado pelo investidor. Ainda, o Prazo representa o tempo de resgate do investimento, como é comum a gente perceber na Renda Fixa.
Por fim, a Taxa é o percentual de ganho do investidor que deixa o seu Capital parado em um investimento de Renda Fixa.
Se tem alguém capaz de alcançar o primeiro lugar, esse alguém é você!
Resposta:
Wine, me ajuda nessa questão
Explicação:
Questão 3)
O anúncio de um dividendo faz ele se tornar um passivo da empresa, visto que, a partir de então, existirá a promessa de pagamento. No Brasil, o valor do dividendo é expresso em reais por ação (dividendo por ação), como uma porcentagem do preço de mercado (retorno em dividendos, ou como também é utilizado no mercado brasileiro, yeld) ou como uma porcentagem do lucro por ação (payout, ou taxa de distribuição) [...]. As modalidades pelas quais os dividendos podem ser distribuídos são, basicamente: cash dividend, stock dividend, stock splits e stock repurchases.
ROSS, S. et al. Fundamentos da administração financeira. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2015.
Avenor, aluno do curso de Administração, durante a visualização do conteúdo de economia, estudou sobre as políticas e características da distribuição de dividendos. Ao considerar a contextualização e as características da distribuição de dividendos e modalidades pelas quais os mesmos podem ser distribuídos, Avalie as asserções a seguir que foram anotadas pelo estudante Avenor.
I. A modalidade de pagamentos de dividendos em dinheiro é a mais comum no Brasil.
II. O desdobramento de ações (stock splits) visa redução do preço de uma ação por meio do aumento do número de ações pertencentes a cada acionista.
III. O cash dividend trata-se do pagamento de dividendos em dinheiro aos proprietários.
IV. Stok dividend trata-se do pagamento de dividendos aos proprietários sob a forma de ações.
Está correto o que afirma em
A)
I, II, III e IV.
B)
II, apenas.
C)
II, III e IV, apenas.
D)
I e IV, apenas.
E)
I e III, apenas.