ENEM, perguntado por camillyvitotia6328, 11 meses atrás

A Mata Atlântica, que originalmente se estendia por todo o litoral brasileiro, do Ceará ao Rio Grande do Sul, ostenta hoje o triste título de uma das florestas mais devastadas do mundo. Com mais de 1 milhão de quilômetros quadrados, hoje restam apenas 5% da vegetação original, como mostram as figuras. Considerando as características histórico-geográficas do Brasil e a partir da análise das figuras é correto afirmar que (A) as transformações climáticas, especialmente na Região Nordeste, interferiram fortemente na diminuição dessa floresta úmida. (B) nas três últimas décadas, o grau de desenvolvimento regional impediu que a devastação da Mata Atlântica fosse maior do que a registrada. (C) as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica. (D) a taxa de devastação dessa floresta tem seguido o sentido oposto ao do crescimento populacional de cada uma das Regiões afetadas. (E) o crescimento industrial, na década de 50, foi o principal fator de redução da cobertura vegetal na faixa litorânea do Brasil, especialmente da região Nordeste

Anexos:

Soluções para a tarefa

Respondido por ollo
96
Alternativa "c".
as atividades agrícolas, aliadas ao extrativismo vegetal, têm se constituído, desde o período colonial, na principal causa da devastação da Mata Atlântica.

A Mata Atlântica sofre devastação desde o período colonial, iniciando com a exploração do pau brasil. As árvores também foram derrubadas para fornecer madeira para construção e para dar espaço à cultura da cana no Nordeste. Em seguida (já no século XIX) a devastação está associada ao crescimento da cultura do café.

Respondido por skaiane412
22

Resposta:

(c)espero ter ajudado!

Perguntas interessantes